Abacaxi ou ananás são o mesmo fruto? "As pessoas recusam-se a ser convencidas disso!"

Sotaque francês, coisas fascinantes da neurologia e variedades de fruta para ouvir neste mais recente episódio do Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira de Miguel Góis, José Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira.

Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira/Artigos

Neste episódio do Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira, Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira pretendem falar sobre Geometria Não Euclidiana. Antes disso, Miguel Góis partilha o seu episódio com um empregado francês: "Eu acho que os franceses têm uma coisa gira, que é que eles bufam a meio [enquanto falam]. É um povo que está sempre enfadado, não é? Têm imensas expressões de enfado"

José Fonseca Fernandes

Para José Diogo Quintela, os portugueses que bufam são os adolescentes. No caso de Ricardo Araújo Pereira, a preocupação está em importar expressões inglesas. Miguel Góis destaca a notícia da australiana que depois de ter tido um AVC começou a fazer inglês: "No mundo anglo-saxónico, pessoas que têm AVCs ou batem com a cabeça, ficam a falar inglês com sotaque francês".

Ainda no campo dos sotaques, José Diogo Quintela partilha a característica peculiar da esposa que sempre que viaja adapta o seu sotaque ao lugar. Alerta o grupo para as PIDES das viagens, que dão dicas sobre os sítios que podes visitar, te obrigam a cumprires os TPC'S e a seguir ainda ligam para confirmar: "Isto podia ser só gente simpática, mas é muito autoritária".

José Fonseca Fernandes

Regressando à neurologia, é importante abordar a diferença entre a columbofilia e a necrofilia: "[Na primeira] uma pessoa deseja fazer amor com o cadáver. Mas na columbofilia não se deseja fazer amor com o pombo. Pelo menos confessadamente". O neurologista que confundiu a mulher com um chapéu também é analisado, caso para dizer que, "isso é fascinante. Realmente a neurologia tem coisas..."

Na abordagem à fruta, Ricardo Araújo Pereira pensa que há muita gente que acha que é pombo da discórdia, mas não há nenhum pombo na história: "Chama-se o pomo da discórdia, que é uma maçã. Há quem ache que é o pombo. Há pessoas que acham que é o pombo da discórdia, mas não é". Entre as mais variadas frutas, Miguel Góis lança o anúncio do abacaxi e do ananás serem o mesmo fruto: "Estou há anos a tentar convencer as pessoas que é o mesmo fruto e as pessoas não querem ser convencidas que é o mesmo fruto"

José Fonseca Fernandes

No fim recordam o sketch do 'Gato Fedorento' com fruta podre. Pode ouvir aqui o episódio completo: