Podcast

“Além dos cancros, tive um mioma de 20 cm, diziam que não seria mãe. Acho que fui a grávida que mais ecografias fez, ninguém acreditava”

Há vidas que parecem não caber numa só vida. A jornalista Andreia Catarino diz que vence lotarias, mas ao contrário. Sabe o que é estar doente desde a adolescência. Com 42 anos, já teve 4 cancros: um linfoma, um tumor no fígado, cancro da mama e cancro da tiroide. No podcast 'Tenho Cancro. E Depois?', conta a sua história ao lado da oncologista Patrícia Pereira, que a tem acompanhado

Tenho Cancro. E depois?

Andreia Catarino no podcast Tenho Cancro. E Depois?
Matilde Fieschi

Foram muitos tratamentos, cirurgias e internamentos que a obrigaram a parar, a recomeçar e a acreditar outra vez. Andreia Catarino, jornalista, diz que a sua vida parece um filme onde se está sempre a repetir a mesma cena: o momento em que está sentada numa secretária em frente a um médico a ouvir que tem cancro.

Com este histórico, sabia que seria difícil ser mãe, o seu maior sonho. Quando começa a tentar descobre que tem um mioma no útero com 20 centímetros. Ainda assim não desistiu e acabou por conseguir. Depois de uma gravidez de alto risco, teve o Xavier nos seus braços. Com um filho bebé, foi novamente diagnosticada com uma recidiva do cancro da mama. Se tudo isto já parece impossível, Andreia teve ainda de lidar com o desgosto de perder o companheiro, que a deixou depois do diagnóstico.

Andreia Catarino e a oncologista Patrícia Pereira no podcast Tenho Cancro. E Depois?
Matilde Fieschi

'Tenho Cancro. E Depois?' tem sonoplastia de Gustavo Carvalho e Hugo Oliveira, capa de Tiago Pereira Santos e apoio à produção de Joana Henriques e João Filipe Lopes.

A música deste podcast foi cedida pelos Dead Combo em memória de Pedro Gonçalves.

Andreia Catarino e a oncologista Patrícia Pereira com a jornalista Sara Tainha, no podcast Tenho Cancro. E Depois?
Matilde Fieschi

'Tenho Cancro. E Depois?' é um projeto editorial da SIC Notícias e do Expresso, com o apoio da Novartis, criado com o objetivo de alertar e esclarecer, mas também reforçar a esperança e a confiança de todos os que vivem com a doença.

Episódios
Últimos artigos