Podcast

“De facto houve uma diminuição no consumo de álcool entre jovens, mas aqueles que bebem fazem-no de uma maneira mais destrutiva”

Recentemente, os vernizes de gel com substância TPO foram proibidos na União Europeia por conterem substâncias possivelmente cancerígenas. Mas e se lhe disséssemos que o álcool pode causar mais de 7 tipos de cancro e até mesmo doença do coração? “Não existe tal coisa como beber com moderação ou com responsabilidade, todo o consumo de álcool é nocivo”, explica a doutora Carina Ferreira Borges. Talvez um brinde à saúde seja um brinde sem álcool, ouça as recomendações da especialista no novo episódio de ‘Consulta Aberta’

Consulta Aberta

Nuno Fox

Qual é coisa qual é ela que nos anúncios nos faz brindar à saúde com emoção apesar de aumentar a probabilidade de desenvolvermos mais de sete tipos de cancro e doença do coração? “Recorremos muitas vezes à ideia de consumo de álcool nocivo, como se beber álcool não fosse por si só um ato nocivo”, explica a convidada deste episódio de 'Consulta Aberta'

Para falar sobre consumo de álcool, a sua romantização e políticas de saúde pública que mais fazem a diferença nesta área, temos connosco a doutora Carina Ferreira Borges, especialista em saúde pública e responsável pela área do álcool e drogas na Organização Mundial da Saúde.

Nuno Fox

“Em Portugal, uma pessoa bebe cerca de 10,4 litros de álcool puro por ano”, alerta. Precisamos mesmo de beber para celebrar, estar com amigos ou ter conversas íntimas? Talvez o melhor brinde que fazemos à nossa saúde seja um brinde sem álcool, perceba porquê com o novo episódio do podcast.

Episódios
Últimos artigos