Se é daquelas mulheres que não abdica de uma boa chávena de café para começar o dia, saiba que a ciência está do seu lado.
Um estudo recente, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição, revelou que o consumo moderado de café promover uma maior longevidade e qualidade de vida no sexo feminino.
E como é que chegaram a esta conclusão? No período de 30 anos, investigadores acompanharam 47.513 mulheres, analisando os seus hábitos alimentares e de saúde desde 1984. Os resultados mostraram que aquelas que consumiam, em média, 315 mg de cafeína por dia — o que equivale a cerca de três chávenas pequenas de café — apresentavam uma maior probabilidade de envelhecer de forma saudável.
Este envelhecimento com saúde foi definido como viver até aos 70 anos ou mais, estando livre de 11 doenças crónicas importantes, mantendo a função física, boa saúde mental e sem comprometimento cognitivo ou problemas de memória.
Os benefícios foram observados principalmente nas consumidoras de café com cafeína, sendo que o consumo de chá ou café descafeinado não apresentou os mesmos efeitos positivos. Além disso, é importante referir que o consumo de refrigerantes foi associado a uma menor probabilidade de envelhecimento saudável.
De acordo com a investigadora Sara Mahdavi "o consumo moderado de café pode oferecer alguns benefícios protetores quando combinado com outros comportamentos saudáveis, como exercícios regulares, uma dieta equilibrada e evitar o tabagismo".
Portanto, se o café faz parte da sua rotina diária, saiba que, além de proporcionar aquele impulso matinal, pode também estar a contribuir para uma vida mais longa e saudável.