Afinal, incluir um doce na dieta pode ajudar a perder peso? Estudo diz que sim

Boas notícias para quem gosta de comer um docinho.

Afinal, incluir um doce na dieta pode ajudar a perder peso? Estudo diz que sim

SIC Mulher

Talvez não seja necessário abdicar da sobremesa. Um novo estudo publicado na revista Physiology and Behaviour sugere que incorporar os alimentos desejados, como doces, numa dieta equilibrada pode favorecer a perda de peso a longo prazo.

A investigação acompanhou 30 adultos obesos ao longo de um programa de perda de peso com 22 sessões online de educação nutricional. Ao invés de restringir certos alimentos, os participantes foram incentivados a incluir pequenas porções dos seus alimentos preferidos nas refeições.


Após um ano, os 24 participantes que concluíram o programa perderam em média 7,9% do peso inicial. Aqueles que usaram a estratégia de inclusão regularmente apresentaram maior perda de peso e uma redução significativa nos desejos por alimentos doces e gordurosos.

O professor Manabu T. Nakamura, que liderou o estudo, explica que a abordagem desmente a ideia de que as células adiposas famintas provocam desejos irresistíveis que levam à recuperação do peso. “Desde que o peso saudável seja mantido, os desejos permanecem baixos”, afirma.

Os investigadores destacam ainda que a consistência na alimentação e a manutenção de horários regulares são cruciais para controlar os desejos, mais do que a força de vontade isolada.