Jorge acusa Casa Pia de negligência médica, 26 anos depois: "Fiquei cinco meses em coma"

Jorge Bernardo considera-se vítima de negligência por parte da Casa Pia, que, naquela altura, era assaltada pelo escândalo dos abusos sexuais de menores. Veja a entrevista completa.

Loading...

Linha Aberta com Hernâni Carvalho/Vídeos

O Linha Aberta deu a conhecer a história de Jorge Bernardo, cuja infância no Algarve foi interrompida por eventos trágicos. A doença dos pais e a morte do pai levaram à separação da família, com Jorge e o irmão a serem institucionalizados na Casa Pia em Lisboa. A adaptação à Casa Pia foi difícil, marcada por fugas e pelo desejo de alcançar a maioridade para decidir o seu futuro. Além disso, Jorge enfrenta o desafio da surdez, consequência de um coma induzido.

Enquanto a Casa Pia se debatia com as consequências de um escândalo relacionado com o abuso de menores, Jorge Bernardo procurava sobreviver à nova condição depois de um coma induzido: surdo, com lesões na coluna e numa das pernas e depressivo. Tinha apenas doze anos.

“Tenho 60% de incapacidade, avaliados em 2008, mas dito assim, tenho, em deficiência auditiva, escoliose, artrose na anca, problemas de joelho...”

Veja o vídeo para conhecer todos os detalhes.

Linha Aberta: Conduzido por Hernâni Carvalho, analisa, debate e esmiúça casos célebres da criminalidade e justiça portuguesa.