Podcast
Isaltino Morais: “O mercado responde a determinados segmentos. Não tenham ilusões, as casas não vão baixar. Porque os solos são caros”
Numa altura em que os portugueses vivem uma crise na habitação, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras defende a aposta na criação de mais habitação pública para dar resposta aos problemas no acesso a uma casa. Isaltino Morais avisa que os preços vão continuar a subir nos próximos 5 anos, uma vez que há poucos terrenos disponíveis para construir. Oiça aqui o podcast
Episódios
Industrializar a Habitação: solução inteligente ou sonho irrealista em Portugal? Imobiliário de luxo: “A maioria dos nossos clientes de Lisboa estão a vender as casas e a mudar-se para a Margem Sul” “Estamos a falar de um mercado que em pouco tempo vai ter um milhão de casas. É um enorme” “Há sobrelotação das casas existentes, os portugueses vão encontrando formas para suportar o que neste momento é um mal social” Isaltino Morais: “O mercado responde a determinados segmentos. Não tenham ilusões, as casas não vão baixar. Porque os solos são caros” “É preciso regulamentar de forma mais simples e apoiar o acesso à habitação para a classe média, porque o mercado por si só não responde” Fernando Angleu: “A valorização dos bairros municipais é a valorização da cidade no seu todo” Igor Borrego: “Os custos de construção são um dos principais bloqueios para podermos trazer nova oferta para o mercado” “Depois de um ano do teto às rendas, o valor baixou em Barcelona 6,4%. Muitas casas saíram do mercado, mas reteve a escalada dos preços” “Medidas como a isenção do IMT e do imposto de selo representam uma poupança de milhares de euros para os jovens na compra de casa”