Perfil

SIC Esperança

Vencedores Prémio Especial 15 anos SIC Esperança - Delta

No ano em que completa 15 anos, a SIC Esperança associou-se à Delta Cafés para premiar 3 projetos inovadores que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas. Recebemos um total de 384 candidaturas, tendo sido atribuídos os 3 prémios e ainda uma menção honrosa.

Os projetos vencedores são:

  • Instituição: Crescer – Associação de Intervenção Comunitária
  • Nome do Projeto: É um restaurante

Trata-se da criação de um restaurante em Lisboa onde só irão trabalhar pessoas que estiveram em situação de sem abrigo. O prémio irá permitir a aquisição do equipamento da cozinha. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem ou viveram em uma situação crónica de sem abrigo e dar uma resposta adaptada e inovadora para a sua integração no mercado do trabalho e inclusão na comunidade.

  • Instituição: Unitate
  • Nome do Projeto: i.Care

Consiste no desenvolvimento de uma APP para colmatar as necessidades das IPSS e dos seus profissionais ao nível da prestação de cuidados. O objetivo é facilitar a gestão de dados dos utentes, melhorando a eficácia do trabalho das IPSS. O projeto irá dotar as instituições e os seus profissionais de uma ferramenta simples, intuitiva e ajustada às especificidades da intervenção desenvolvida.

  • Instituição: Santa Casa da Misericórdia de Mirandela
  • Nome do Projeto: ILLUMNIART

O projeto consiste na implementação na Instituição do programa francês ILLUMINART para os doentes que se encontram na Unidade de Cuidados Continuados. Este programa é uma resposta multissensorial para humanizar os espaços hospitalares, através da projeção de imagens em 3D nas paredes. Não existe em Portugal nenhuma unidade de cuidados continuados ou instituição que tenha implementado esta metodologia. O objetivo é contribuir para o bem-estar emocional dos doentes, que nestes contextos apresentam comportamentos de ansiedade e sofrimento que podem ser amenizados com a concretização deste projeto.

A Menção Honrosa:

  • Instituição: Centro Social do Soutelo
  • Nome do Projeto: SOS Rio Tinto

O projeto visa promover a qualidade de vida dos idosos de Rio Tinto, em situação de isolamento ou carência económica, através da realização de pequenas reparações nas suas habitações. O projeto prevê a constituição de uma bolsa de voluntários que sob orientação de uma equipa técnica irão levar a cabo as remodelações. Será ainda criada uma bolsa de materiais de construção para garantir a sustentabilidade do projeto.

SIC Esperança - Vale a Pena Acreditar!

nas redes

pesquisar