SIC

Perfil

Jura (2006-2007)

JURA é a história de um grupo de amigos. Quatro casais: Paulo e Simone; Nuno e Letícia; Bárbara e André; Fernando e Diana. E também de Telma, a solteirona do grupo. Quatro histórias de pessoas que viveram os vinte ao máximo e que lutam agora para sobreviver aos trinta. Estreia: 18-09-2006

Simone tem tudo para ser feliz. Um marido carinhoso, bonito e que a ama. Um filho que adora e que é a melhor coisa que tem na vida. Um emprego absorvente, no qual se sente realizada. Então como explicar esta urgência de mudar que a faz tremer de ansiedade e pôr tudo em causa? E como responder a essa urgência? Às vezes é preciso mudar. Mesmo que a mudança seja traumática.

Após nove anos de casamento, estão numa encruzilhada. E só tem trinta anos. O que está para além da vida que conhece, o desejo de conhecer mais, a insatisfação com o dia-a-dia, tudo a perturba e fragiliza, pondo em causa o casamento.

Quando Simone decide sair de casa, a realidade torna-se dramaticamente evidente: o casamento, a família, a casa, a estabilidade de uma vida podem desmoronar-se num segundo. Os amigos de Simone e de Paulo começam a sentir e a compreender o quão frágil podem ser, de facto, as suas relações.

Por entre o desejo de serem excelentes profissionais, a vontade de construírem famílias, e a sufocante velocidade da sociedade de consumo, estas vidas vão cruzar-se em histórias em que a sensualidade, o erotismo, o amor, a paixão e o ciúme estarão sempre presentes.

Tudo começou com Paulo, Fernando e Bárbara. Eram amigos, na escola secundária, e formavam um trio imbatível. Paulo era o sensível, Bárbara a pragmática e Fernando o playboy. Passaram quinze anos e as coisas não mudaram muito. Paulo encontrou em Simone o amor da sua vida. Bárbara tornou-se uma advogada de topo e luta dia-a-dia para se afirmar num mundo liderado ainda por homens. Fernando continuou a coleccionar namoradas e amantes, mesmo depois de casar.

Após a entrada de Simone, o grupo só se voltou a alargar na faculdade. Foi aí que Paulo e Bárbara conheceram Nuno, Letícia e André. Bárbara acabaria por casar com André, contra a expectativa de todos. André era muito diferente de Bárbara, mas é verdade que os opostos se atraem. Só mais tarde chegou Diana, através de Fernando, e com ela, Telma, a solteira do grupo. Fernando, Paulo, Nuno e André levaram a sua amizade para o mundo dos negócios. São sócios de um restaurante no centro da capital, ‘Fusão’. Paulo e André dedicam quase todo o seu tempo ao restaurante. Nuno continuou a ser um advogado mediático e Fernando trabalha na área dos seguros.
As mulheres dividem o seu tempo entre as carreiras e a família. Simone é médica, especializou-se em medicina interna e para além do Hospital trabalha no INEM. Bárbara batalha para ser sócia do seu escritório de advogados. Diana gere um Spa de luxo e Telma trabalha como relações públicas no restaurante dos amigos. Só Letícia deixou a advocacia para se dedicar em exclusivo à família. Esta decisão é mais que um contraponto à sua geração. É uma aposta de vida que lhe vai sair cara.

As rupturas, as traições, os reencontros e as loucuras sucedem-se ao ritmo de uma grande cidade. Jura é a história de muitos desejos. De mudança, de descoberta, de encontro. Do desejo de procurar sempre a felicidade, onde quer que ela esteja.


Elenco:

Paulo - Ricardo Pereira
Simone - Patrícia Tavares
Fernando - Pêpê Rapazote
Nuno - João Cabral
Diana - Carla Chambel
Letícia - Ana Rocha
André - Rui Mello
Bárbara - Ana Brito e Cunha
Telma - Alda Gomes
Catarina - Cláudia Semedo
Marta - Rita Viegas
Rodrigo - João Tempera
Bruno - Marco Costa
Fausto - Alexandre Silva
Joaquim - Rogério Samora
Glória - Ana Bola

  • Jura (2006-2007)

    Ficção

    Jura é a história de um grupo de amigos. Quatro casais: Paulo e Simone, Nuno e Letícia, Bárbara e André, Fernando e Diana. E também de Telma, a solteirona do grupo. Quatro histórias de pessoas que viveram os vinte ao máximo e que lutam agora para sobreviver aos trinta.

nas redes

pesquisar