Os 27 países da União Europeia (UE) e os eurodeputados decidiram esta terça-feira, 7 de junho, a imposição de um carregador universal para smartphones, tablets, consolas e câmaras digitais até o outono de 2024. Numa segunda fase abrangerá os computadores pessoais, anunciou o Parlamento Europeu.
Este regulamento, que vai impor uma porta USB-C a todos os dispositivos eletrónicos de pequena e média dimensão, visa limitar os resíduos prejudiciais ao ambiente e defender os direitos dos consumidores, obrigados a acumular carregadores incompatíveis para os seus diferentes dispositivos.
A gigante americana Apple, que defende sua tecnologia de carregamento Lightning, fez forte oposição mas saiu derrotada.
“No outono de 2024, o USB Type-C será a porta de carregamento universal para todos os telemóveis, tablets e câmaras na UE”, disse o Parlamento Europeu em comunicado.
Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE.
Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE.
O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no outono de 2024.
As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.