O programa da SIC Mulher, What’s Up? TV, desta sexta-feira, 9 de setembro, foi dedicado exclusivamente ao regresso às aulas. A especialista de educação financeira, Bárbara Barroso, foi uma das convidadas e deu algumas dicas de poupança.
“O regresso às aulas representa muito para o orçamento das famílias, portanto o planeamento é fundamental”, começou por dizer Bárbara Barroso. Uma boa forma de poupar é a reutilização ao invés de comprar novo: “Muitas vezes temos material em bom estado de utilização”.
Optar por marcas brancas também é uma boa forma de poupar. No entanto, a especialista em educação financeira recorda que “nalgumas coisas, às vezes, a qualidade é melhor que a quantidade”. É o caso da mochila, por exemplo. “No ano passado, no primeiro dia de aulas, as alças romperam. Durou um dia”, contou Carolina Patrocínio.
Relativamente à tecnologia, Bárbara Barroso recorda que “há coisas que podemos vender que já não usamos”.
“Acima de tudo deve-se procurar manter o orçamento, ou seja, definir um valor e tentar cumprir. É difícil mas para quem tem filhos já sabe como é, tem uma ideia do que gasta”, concluiu.
Despesas de educação no IRS
Por fim, a especialista em educação financeira deixou uma nota relativamente às despesas da educação: “O material escolar não é contemplado para efeitos de IRS. O que é que nós podemos deduzir no IRS para despesas de educação? Sobretudo os livros, que em termos de IRS podemos descontar até 30%, até um limite de 800 euros. O material, as borrachas, as canetas, os lápis entram nas despesas gerais se formos ao supermercado. No entanto, há escolas que têm papelarias e se forem comprados nas papelarias das escolas já entra como despesas de educação“, afirmou.
Organização no regresso às aulas
Já Rita Carvalho de Matos, expertise em organizações e arrumações, trouxe cinco dicas de organização no regresso às aulas:
1 – Celebrar, de modo a trazer motivação. Por exemplo, arranjar uma festa com os amigos antes de voltar à rotina mais séria;
2 – Ir buscar as coisas que tínhamos e deixámos dois meses e meio paradas nas mochilas assim que acabou a escola, agrupar e selecionar. Por exemplo, lancheiras, roupas das crianças, canetas, … Caso contrários, vamos pegar na lista da escola e vamos comprar coisas a duplicar;
3 – Ir buscar a lista da escola e cruzar com o nosso inventário pessoal, de modo a fazer a lista verdadeira para ir às compras;
4 – Os pais devem acreditar naquilo que as crianças gostam: “Ouvi-los, deixá-los liderar. É importante empoderá-los”;
5 – Olharmos e aprendermos com este novo regresso à escola, ou seja, refletirem todos enquanto família o que correu bem e menos bem, uma pré-preparação para o próximo regresso à escola.
Veja os episódios do programa na Opto, a plataforma de streaming da SIC!