Pela primeira vez, mulher transgénero é coroada Miss Portugal

Marina Machete é a primeira mulher transgénero a vencer em Portugal. A jovem, de 28 anos, vai representar o país no concurso Miss Universo.

Reprodução Instagram, DR.
Reprodução Instagram, DR.

SIC Mulher

Não só foi a primeira mulher transgénero a participar, como foi também a primeira a vencer a competição nacional, como escreve o jornal Observador.

Marina Machete foi, esta quinta-feira, 5 de outubro, coroada Miss Portugal, e será por isso a representante do país no concurso Miss Universo 2023, que tem a final marcada para novembro, em San Salvador, El Salvador.

Ainda antes de vencer o concurso Miss Portugal, num evento que decorreu em Borba, a jovem de 28 anos recorreu às redes sociais para expressar o “orgulho” que tinha em ser a primeira “mulher trans a competir” por esse título, salienta também a publicação já referida.

Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas”, pode ler-se.

Já num vídeo que está disponível no YouTube, no canal Miss Queen Portugal, Marina Machete revela que, como mulher transgenéro, precisou de ultrapassar “muitos obstáculos” que encontrou pelo caminho.

“Felizmente e especialmente com a minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”, refere. Ora veja aqui.

O jornal Observador dá ainda conta que na 72.ª edição do Miss Universo, Marina Machete vai encontrar outra candidata transgénero: Rikkie Valerie Kollé, que também fez história ao vencer o título Miss Países Baixos no passado mês de julho.