Momentos de muito pânico num voo da companhia aérea Asiana Airlines, na sua deslocação para o aeroporto internacional de Daegu, na Coreia do Sul. A aeronave aterrou com uma das portas abertas, com o incidente a ocorrer a cerca de 250 metros do solo.
De acordo com a BBC, um homem já foi detido, depois de assumir ter mexido numa das manivelas de uma das portas de emergência do avião, o que poderá ter provocado a sua abertura, ainda em pleno ar.
Não há registo de feridos, entre os 194 passageiros a bordo, mas alguns tiveram de receber assistência hospitalar, devido sobretudo a problemas respiratórios relacionadas com o choque, avança o porta-voz da companhia aérea.
O momento durou ainda cerca de três minutos, deixando todos a bordo bastante preocupados com a situação. Ainda assim, a aeronave conseguiu aterrar em segurança.
Man arrested after opening door as plane prepared to land in South Korea, 9 people taken to hospital – Yonhap pic.twitter.com/2cCmwV27Yg
— BNO News (@BNONews) May 26, 2023
Segundo os bombeiros, citados pela Reuters, nove pessoas foram transportadas para o hospital.
“A polícia está a investigar o incidente depois de um passageiro que estava sentado perto da saída de emergência ter dito que tocou na alavanca”, avança ainda a companhia aérea.
Os comissários de bordo não terão conseguido deter a ação do passageiro, já que o avião estava prester a aterrar. Alguns passageiros também referiram que o homem em causa tentou saltar pela porta, depois de a alegadamente ter aberto, diz a BBC.
“Foi um verdadeiro caos, com as pessoas mais próximas da porta a desmaiarem uma atrás da outra. Os hospedeiros estavam a chamar por assistência médica através de um sistema de comunicação“.
O homem em causa foi detido por suspeitas de ter violado as leis de segurança na aviação. A investigação está a ser conduzida pela polícia sul coreana e por oficiais do Ministério dos Transportes, cita ainda a SIC Notícias.