O cartaz já fazia antever um grande espetáculo a todos os níveis, mas o Festival da Comida Continente, que decorreu no passado fim de semana no Parque da Cidade do Porto, foi mais longe, afirmando-se como uma festa para todas as famílias.
Pode assim dizer-se que foi integralmente cumprido o objetivo da organização – a democratização do acesso ao entretenimento através da música e da gastronomia, proporcionar momentos em família com as múltiplas atividades gratuitas acessíveis a todos os que visitam o festival.
A população correspondeu, registando-se uma afluência de cerca de 500 mil visitantes. Muitos – atraídos pelos nomes grandes da música que atuaram no palco principal como Tony Carreira, David Carreira, Fernando Daniel, Nenny, Daniela Mercury, Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes –, não perderam a oportunidade de fazer parte do espetáculo, respondendo, a uma só voz, aos sucessos dos artistas.
Mas como este é o festival “que faz da comida um espetáculo”, também o contacto com os chefs, quer na Cozinha Continente – onde foram servidas mais de 50 mil refeições – quer na Academia Continente, foi muito procurado. Afinal, não é todos os dias que se pode degustar pratos de assinatura e aprender dicas de cozinha lado a lado com nomes como os de António Loureiro, Chakall, Cris Mota, Hélio Loureiro, Justa Nobre, Manuel Almeida e Rui Paula. As interações entre os chefs e talentos da música, do humor e das redes sociais no Cozinh’Arte também deliciaram os visitantes e as 150 mil provas levadas a cabo na Praça dos Vinhos são bastante reveladoras do interesse dos portugueses em relação à indústria vitivinícola nacional.
A organização prometeu e cumpriu também o objetivo da sustentabilidade. No final do festival todos os excedentes alimentares das cozinhas dos chefs e das outras áreas do recinto foram doados ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e à Refood, com o objetivo de evitar o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, apoiar a comunidade local.
O trabalho de sensibilizar, esse decorreu ao longo de todo o fim de semana – a Escola Missão Continente marcou presença através de um jogo onde participaram milhares de famílias, com o objetivo de sensibilizar para uma alimentação saudável e um consumo consciente (como a preferência por alimentos nacionais e da época ou a importância de reciclar).
O 4.º Festival da Comida Continente foi uma oportunidade única para desfrutar de dois dias repletos de experiências onde os convidados se sentiram bem-vindos, entregando-se com uma energia fora de série. Esta foi uma edição marcante a todos os níveis e, entre tudo o que não podia ter corrido melhor, pode destacar-se a alegria de miúdos e graúdos. Depois de dois anos de pandemia, foi um momento de grandes emoções, de reencontro com as coisas boas da vida, num evento com entrada gratuita e recheado de boas vibrações.
A organização do evento do próximo ano começa agora, para que este seja sempre um espetáculo de festival.