Este domingo, dia 19 de março, celebra-se o Dia do Pai e para assinalar da melhor maneira esta data tão especial, preparámos uma lista com as figuras paternas que marcaram as novelas da SIC e o coração dos telespectadores. Recorde abaixo as personagens masculinas que eram capazes de dar a vida pelos filhos na ficção!
1. ZÉ MARIA CORTE-REAL
Ainda se recorda da novela ‘Dancin’ Days’? Então vai lembrar-se certamente de Zé Maria. Cego pelo amor que nutria por Raquel, o empresário dispôs-se a ser cúmplice dela quando esta perfilhou Mariana e a educou como sua. Sempre adorou a filha adotiva e fez-lhe as vontades todas até ao dia em que morreu de forma trágica.
2. HERNÂNI PEIXOTO
Apesar de ser um verdadeiro vigarista no seu stand de automóveis, onde enganava tudo e todos, Hernâni Peixoto tinha uma relação muito verdadeira e especial com a sua filha, Tânia, na novela ‘Dancin’ Days’.
3. DANIEL DE SOUSA
Embora Sofia tenha sido fruto de um namorico de juventude, cuja mãe decidiu fugir depois dela nascer, o pai, Daniel de Sousa, sempre a apoiou em tudo, mesmo quando a jovem decidiu passar os estudos para segundo plano para dedicar-se à natação.
4. JORGE ALMEIDA
Quando a mulher lhe pediu o divórcio na novela ‘Amor Maior’, Jorge Almeida perdeu o chão e só se aguentou porque a filha optou por ficar a viver com ele. Assim que descobriu que Diana sofria de esquizofrenia, não arredou pé e fez de tudo para que ela tivesse uma vida o mais normal possível.
5. JOAQUIM GOMES
Apesar de ter perdido grande parte da infância e da adolescência de Nazaré, a partir do momento em que fugiu para Espanha e a deixou sozinha com a mãe, Joaquim Gomes mostrou o seu valor como pai quando regressou a Portugal e fez de tudo para ajudar a filha a lutar contra os Blanco e a provar a sua inocência em tribunal.
6. CARLOS MOREIRA
Carlos Moreira adotou Diogo quando este foi raptado em criança e perdeu a família, a casa e a vida que conhecia. Apesar do rapaz não ser seu filho biológico, o antigo inspetor da Polícia Judiciária fez o papel de pai na perfeição, na novela ‘Terra Brava’.
7. ROMEU SANTIAGO
Ainda se lembra do grande Romeu Santiago e da sua “estrelinha”? O cantor de música popular portuguesa, de ‘Amor Amor’, provou ser um ótimo pai ao longo da trama da SIC, mesmo quando descobriu que afinal Sandra não era sua filha biológica.
8. VÍTOR MENDES
O famoso Xô Bítor também ficou na memória dos portugueses e pelas melhores razões! Apesar de ser um homem ocupado, por ser comandante dos bombeiros e Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, o marido de Rebeca fez rir os portugueses, juntamente com o filho, Márcio, com quem tinha uma relação cómica e especial.
9. SILVÉRIO NETO
Silvério Neto perdeu um dos filhos logo no primeiro episódio de ‘A Serra’. Apesar de ter ficado de coração partido e revoltado, a sede de vingança não impediu o pastor de ser um super pai para Fátima e de ajudar a criar a neta Anabela com muito amor e carinho.
10. FERNANDO PEREIRA ESPINHO
Apesar do casamento de Carlota e Fernando Pereira Espinho ter chegado ao fim, o empresário da aldeia da Fraga Pequena provou ser um pai presente e responsável porque nunca se afastou da filha, que nasceu deste matrimónio: a Mariana.
11. RÉMI CRIQUET
Na novela ‘A Serra’, a relação de Rémi Criquet e dos filhos não começou da melhor maneira. Apesar das tentativas para contactar Guida, Tozé e Jacinta, a ex-mulher conseguiu impedir sempre a aproximação dos quatro. Porém, anos mais tarde, a personagem de João Reis regressou a Portugal e fez as pazes com os três filhos.
12. PAULO AMADO
Paulo Amado despediu-se há pouco tempo dos telespectadores da SIC, com o fim da novela ‘Por Ti’, mas nós já estamos com saudades dele porque foi o exemplo de tudo aquilo que um pai deve ser para um filho: dedicado, carinhoso, preocupado e protetor.
13. DUARTE BLANCO
Duarte Blanco foi outra personagem que marcou o público! Apesar de, no início de ‘Lua de Mel’, ter estado ausente por causa da expansão da Atlântida, o empresário mostrou ser um grande pai quando teve de ficar sozinho, nos Estados Unidos, a tomar conta dos filhos, a Alice e o Zé, enquanto Nazaré tentava provar a sua inocência, em Portugal.
14. OLAVO CORTE REAL
Olavo Corte Real é um ‘paizão’ que tem o coração no sítio certo! O seu maior sonho é construir uma família com os filhos e a mulher da sua vida, a Teresa, e manter Carolina, Benedita, Júlia e Vasyl longe das garras de Vanda, a grande vilã de ‘Sangue Oculto’.
15. JORGE VALENTE
De um momento para o outro, Jorge Valente foi abandonado pela mulher e viu-se sozinho a tomar conta dos filhos: Catarina, Tozé, Vera e Marta. Mesmo desleixado e entregue ao álcool, a personagem de Albano Jerónimo, em ‘Flor Sem Tempo’, acaba por ser um pai presente, que não mede esforços para defender os seus quatro rebentos.