Não há um único dia no ano que não tenha motivos suficientemente justificáveis para homenagear as mães. Mesmo assim, o calendário — neste caso, o português — dita uma data em específico para esse efeito: o primeiro domingo do mês de maio. Por isso, em 2023, o Dia da Mãe celebra-se já no próximo dia 7.
Porém, nem sempre foi assim. Durante vários anos, em Portugal, era o dia 8 de dezembro o instituído para comemorar-se o Dia da Mãe. O porquê? Esta é a data associada, na tradição católica, à Imaculada Conceição. Agora, embora se celebre esta data festiva no primeiro domingo do mês de maio, o significado não se transformou muito: maio é o mês associado a Maria, mãe de Jesus Cristo.
A História do Dia da Mãe
Tudo começou no outro lado do Atlântico, mais precisamente em terras norte-americanas. Os Estados Unidos da América foram precisamente o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe.
Corria o ano de 1907 quando um movimento pela criação do “dia nacional das mães” atingia vários pontos do país. A ideia foi de Ann Resse Jarvis que, ao perder a sua mãe na Guerra Civil, percebeu que todas as mães eram merecedoras de uma homenagem. A campanha para instituir a data rapidamente se afirmou na sua cidade, Grafton, em Filadélfia, e em poucos anos já se estendia a toda a América.
Em 1914, finalmente, o 28.º presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson, institui o Dia da Mãe como feriado nacional, a celebrar-se no segundo domingo do mês de maio. Outros países como a Alemanha, Brasil, Canadá, Grécia, Japão, Suíça, Turquia, entre outros, também comemoram nessa altura.
Desafiamo-lo agora a descobrir como se escreve a palavra “Mãe” em diversas línguas…
Descubra ainda, abaixo, alguns dos melhores momentos vividos nos programas da SIC cujo foco são as mães… e os filhos!
Fernanda condicionou a sua vida para cuidar do filho, mas foi abandonada por todos: “É preciso saber aceitar a diferença!”
Ao longo dos últimos 20 anos, Fernanda Gousson sentiu-se esquecida. Perdeu amigos e família devido, acredita esta mulher, a preconceito.
Helena sofre de depressão há 30 anos e cuida da filha com uma doença raríssima: “Sou uma pessoa que faz andar o mundo com a barriga”
Helena e Sara Palma foram as primeiras convidadas desta tarde de segunda-feira de Júlia Pinheiro. Tornaram públicas as suas histórias de vida… e do amor que as une.
A homenagem de uma mãe que tem na filha, de 17 anos, o seu grande apoio: “Ela foi enfermeira, cuidadora, cozinheira, dona de casa…”
Fátima Tereso contactou a ‘Casa Feliz’ para agradecer à filha Marta o amor e a ajuda incondicional nos últimos meses da sua vida.
“A minha mãe é o motivo para eu acordar todos os dias e achar que a minha vida é fantástica”
Com apenas 13 anos, Beatriz decidiu preparar uma surpresa para dizer à mãe o quanto a ama. Prepare o coração… e veja a sentida declaração de amor.
No Dia Mundial da Trissomia 21 conhecemos Nuno, um menino de 10 anos que é “uma criança como as outras”
A mãe, Susana Silva, descobriu que o filho tinha trissomia 21 após o nascimento. Conheça a história.
Hugo tem apenas uma tatuagem e fê-la como uma demonstração de amor à mãe: “Sempre foi o grande pilar da minha vida”
As manifestações de amor podem mesmo ser feitas de várias formas. Para Hugo Gonçalves, fez todo o sentido tatuar o rosto da mãe, Graciosa.
Menina venceu cancro no cérebro aos 5 anos e a mãe recorda a difícil luta: “Depenei a minha filha! Tirei-lhe [todo o cabelo] à mão”
Sílvia Paixão recorda um dos momentos mais desafiantes vividos pela filha, Joana. Esta é, porém, uma história com um final feliz. Ora veja…
Mãe de Cristiana tentou o suicídio por duas vezes e filha pede ajuda na ‘Casa Feliz’: “O hospital público ainda não fez nada…”
“Lembro-me de ser pequenina e ver a minha mãe triste…”, confidenciou, emocionada, Cristiana a João Baião e a Diana Chaves. Conheça a história.