Mimicat foi uma das convidadas do programa da SIC Mulher What’s Up! TV desta sexta-feira, 21 de abril. A cantora venceu o Festival da Canção, algo que diz ser “o acontecimento” da sua carreira.
O que muita gente desconhecia era que Mimicat já tinha participado no Festival da Canção aos 15 anos. “Às vezes nem eu me lembro. Nessa altura não dei grande importância porque tinha 15 anos e não tive participação criativa nenhuma na canção. Eu era tão tímida que não levantava os olhos do chão. Ali era Isamena”, contou a Carolina Patrocínio.
Apesar de tudo, o percurso no meio musical nem sempre foi fácil. “Eu tentei desistir imensas vezes. Houve períodos em que fiquei amargurada mesmo, porque não estava a ter o reconhecimento que achava que devia ter. É a rejeição constante e é preciso algum tempo para perceberes que a rejeição é um processo natural da caminhada para um eventual sucesso, mas difícil”, explicou.
“Eu sou licenciada em Som e Imagem no sentido de me apoiar aqui na carreira, mas depois acabei por trabalhar imenso tempo no imobiliário, que foi o que me pagou as contas estes anos todos. E mantive sempre a música em paralelo”, acrescentou.
Mimicat e o tema ‘Ai Coração’: “Achei que ia estragar a música”
Agora, Mimicat vai representar Portugal com o tema ‘Ai Coração’ na Eurovisão, que se realiza em maio, em Liverpool, no Reino Unido. “Eu acreditava muito nesta música, só não acreditava nela para mim. Eu achei que ia estragar a música. Achava que era das melhores canções que tinha feito, mas eu pensei ‘esta canção nunca vai ver a luz do dia nas minhas mãos, então vou ter que a dar a outra pessoa’. A primeira pessoa que me veio à cabeça foi a Ana Bacalhau. Encontrei-a já depois do Festival e disse ‘olha, esta música era para ti’ e ela ‘mas nunca me mostraste’. Nunca mostrei a ninguém. Depois achava que ia dar à Gisela João, eventualmente à Ana Moura… A toda a gente, menos a mim”, começou por contar.
“O meu marido disse-me sempre desde o início: ‘Não dês esta música a ninguém. Este é o teu melhor single, se deres esta música vais perder o hit da tua carreira’. Eu ouvi-o e empurrei com a barriga, não fiz nada com ela durante anos. Quando comecei a cantar em português, comecei a tentar dar uma hipótese. De raiz é muito fácil ser um faduncho e eu não queria que fosse um faduncho. Foi uma batalha dura mas quando aconteceu, aconteceu, e pronto”, concluiu, referindo que irá lançar o novo álbum depois do verão.
Veja os episódios do programa na Opto, a plataforma de streaming da SIC!