Júlia Palha foi uma das convidadas do programa da SIC Mulher What’s Up! TV desta sexta-feira, 28 de abril.
Entre vários assuntos, a atriz, que tem sido uma voz activa contra o escrutínio do corpo da mulher, falou sobre ‘body shaming’, uma causa que lhe diz muito. “Eu era muito magrinha, não tinha curvas nenhumas. Veio tudo muito tarde, mas veio muito de repente. Não houve uma adaptação e, se calhar, isto coincidiu com eu começar a trabalhar em televisão, começar a ter exposição. Foi um bocadinho ter de adaptar: ser uma miúda/adolescente a crescer, eu própria aceitar o meu corpo e começar a ver um público também a aceitar e a falar disso. E pronto, é uma mensagem que eu vou querer sempre transmitir. Eu sou uma mulher confiante, gosto de ter mulheres confiantes à minha volta. Acho que é muito melhor quando nós somos empáticas e nos respeitamos umas às outras”, explicou a Carolina Patrocínio.
A mensagem de Júlia Palha a outras mulheres
“Não é fácil, eu própria faço um trabalho diário para me aceitar e acho que todas temos de o fazer. A vida muda, o nosso corpo muda, as circunstâncias mudam e eu acho que, sem ser hipócrita e com o conceito de ‘temos de amar-nos como somos’, é um bocadinho ‘a vida é assim e nós estamos aqui e não nos podemos preocupar demasiado com as coisas nas quais não temos grande controlo’. Portanto, se puderes ter um controlo básico de comeres bem, fazeres exercício para te sentires o melhor possível daquilo que é o teu registo de corpo…”, acrescentou.
“É saber encontrar um balanço saudável. Está tudo certo em vermos alguma coisa que queremos melhorar e isso até é bom, porque nos motiva. Não podemos é deixar que isso nos consuma, seja a nossa preocupação diária”, concluiu.
Veja os episódios do programa na Opto, a plataforma de streaming da SIC!