Esta sexta-feira, 24 de março, Clara Silva, mais conhecida como Clara Não, esteve no programa da SIC Mulher What’s Up! TV. Ilustradora, autora e feminista a tempo inteiro, destaca-se pela irreverência e ironia nas ilustrações. Reivindica igualdade, trata tabus da sociedade e explora experiências pessoais.
Contudo, na fase inicial “não tinha coragem” de passar mensagens feministas como faz atualmente. “Cresci com aquela questão de que uma boa menina era uma menina obediente e que não podia ser impertinente. E pôr em causa a estabilidade da sociedade é ser impertinente. Demorou um bocado até eu perceber que eu tinha de ser impertinente, que estava na hora. Eu lembro-me perfeitamente de sentir este medo de partilhar o que vinha mesmo de aqui de dentro. E foi por causa disso que comecei mesmo a escrever nas paredes. Pensei ‘bem, se é para partilhar, vamos partilhar'”, contou a Carolina Patrocínio.
As críticas nas redes sociais
“Acho que há temas em que é preciso ter cuidado na forma como se fala para se criar um diálogo ao invés de uma troca de insultos, porque é esse o problema das redes sociais. Há mulheres que em vez de criticarem o que eu digo, criticam-me a mim diretamente, pessoalmente, o que é uma diferença muito grande. Não é ‘olha não gostei do que tu escreveste’, é ‘ tu és burra, tu és estúpida, tu és isto e aquilo’… Ao ponto de me compararem com atrizes pornográficas e por aí fora”, disse, deixando a apresentadora “sem palavras”.
Saiba mais no vídeo abaixo:
Veja os episódios do programa na Opto, a plataforma de streaming da SIC!