Paulina Porizkova partilhou recentemente uma fotografia sua em biquíni, algo que faz diversas vezes, e na montagem incluiu uma dura crítica de um internauta sobre a sua idade. A modelo checa tem 57 anos.
Eis o comentário: “Deves estar com muita dor para continuares a publicar fotografias de biquíni na tua idade. Sempre pensei que envelhecer e ficar feio é difícil para as pessoas bonitas. (…) Pessoas feias foram sempre feias por isso tornar-se velho e feio não é uma mudança. Em suma, sinto a tua dor. Rezo para que consigas aceitar a tua mortalidade. Todos nós ficamos velhos e feios”, escreveu o seguidor, cujo nome Paulina escolheu identificar.
A modelo decidiu responder à letra. “Aqui está um bom comentário de um seguidor. Uma mulher de 57 anos é “muito velha” para posar de biquíni – não importa como ela seja. Porque ‘Velho’ é ‘Feio’. Recebo comentários assim todas as vezes que publico uma fotografia do meu corpo“, começou por escrever na legenda da publicação. “Os homens mais velhos são notáveis, as mulheres mais velhas são feias”, acrescentou.
“As pessoas que acreditam que ser bonito é igual a beleza não entendem a beleza. Bonito é agradável aos olhos, em grande parte porque é inofensiva. É fácil de assimilar e fácil de esquecer. A beleza pode ferir-te e deixar uma cicatriz. Para perceberes a beleza tens que ser capaz de ver”, explicou.
“É por isso que acredito que ficamos mais bonitos com a idade. Conquistamos a nossa beleza, entendemos o que é e podemos vê-la muito melhor. Não existe tal coisa como feio e velho. Apenas míope e ignorante“, afirmou.
Por fim, Paulina Porizkova explicou o motivo da sua publicação: “Não estou a publicar isto porque me sinto mal e preciso de simpatia – muito pelo contrário! Estou a publicar porque este é um sentimento generalizado que precisa de ser eliminado. Para que possamos orgulhar-nos de envelhecer, como merecemos!”, rematou.
No dia seguinte, a modelo viu algo que a deixou em lágrimas: “Publiquei fotografia no Twitter e, para resumir, apenas mencionei o meu sofrimento por ser tão ‘velha e feia’. O que aconteceu a seguir foi inacreditável para mim. No início, mulheres bonitas e maduras começaram a publicar as suas próprias fotografias de biquíni , ‘feias e sofredoras’. E depois, selfies dos seus lindos rostos. E os homens também entraram lá, publicaram [fotografias] a caminhar, a exercitar, a escalar montanhas, a passear com os seus netos e as suas esposas – apenas a ter os momentos das suas vidas. E – ainda mais surpreendente (para o Twitter) eles estavam a colocar ‘gostos’ nas publicações uns do outro”, contou.
“Acabei em lágrimas bem depois da meia-noite (…) Por uma noite, o mundo parecia um lugar lindo”, confessou.
“Usei as primeiras fotografias que vi quando comecei a ler a tendência – mulheres a celebrar os seus corpos surpreendentes. Existem mais outras centenas (…) Não existe velho e feio. Apenas míope e ignorante”, acrescentou.