Carlos III e a mulher, Camilla Parker Bowles, têm estado em visita oficial à cidade de York, na Inglaterra, com um propósito muito especial. Depois de um passeio pelas ruas da localidade, onde acabaram por ser vítimas de um incidente, ao serem atingidos por ovos, ataque de um ativista, o rei britânico foi inaugurar a primeira estátua em homenagem a Isabel II.
Como escreve a BBC, a estátua já era para ter sido inaugurada em setembro, ainda como parte das comemorações do Jubileu de Platina. No entanto, com a morte da monarca, a dia 8 desse mês, a obra acabou por ficar destacada como uma homenagem póstuma.
Segundo a publicação britânica, esta nova estátua, um trabalho de Richard Bossons, apresenta um design tradicional, com a rainha nas vestes da Ordem da Jarreteira, usando ainda o diadema de George IV. É esculpida em pedra Lepine, um calcário francês pálido que foi usado para trabalhos de restauração na catedral medieval.
“A criação desta estátua é também uma homenagem ao apoio, afecto e orações que a comunidade desta catedral, e desta grande cidade, sempre deu à falecida rainha, e por tudo o que ela representou na vida da nação e da Commonwealth” partilhou a conta oficial de Instagram da família real britânica. “A estátua honra a vida de serviço e dedicação da Rainha Isabel II“, é ainda referido.
No vídeo abaixo, pode ver o momento em que o atual rei inaugura a obra:
The King unveils a statue of Her Late Majesty Queen Elizabeth at @York_Minster.
— The Royal Family (@RoyalFamily) November 9, 2022
Designed and carved by Minster stonemason, Richard Bossons, the statue honours the life of service and dedication of Queen Elizabeth II.
🔗 https://t.co/WXkSmy6pYA pic.twitter.com/mHcsEOoFh9
Pelas redes sociais, muitos dos seguidores da realeza têm estado a aplaudir o trabalho do responsável pela estátua, destacando os minunciosos detalhes que a mesma apresenta.
Príncipe William revela a proibição imposta por Isabel II para o dia do seu casamento