“Senhor, amo-te” foram estas as últimas palavras ditas pelo papa emérito Bento XVI antes de morrer no passado dia 31 de dezembro, aos 95 anos.
De acordo com o jornal Vaticano News, Joseph Ratzinger proferiu as suas últimas palavras, em italiano, por volta das 03h00 do último sábado, cerca de seis horas antes de morrer. O relato feito por um dos enfermeiros que acompanhou o papa emérito naquela noite ao seu secretário pessoal, o monsenhor Georg Gänswein.
“Bento XVI, em voz baixa, mas de maneira distinta, disse em italiano ‘Senhor, amo-te’. Não estava lá nesse momento, mas foi o que me contou depois o enfermeiro. Estas foram as últimas palavras compreensíveis porque depois disso não voltou a ser capaz de se expressar”, disse Georg Gänswein.
De salientar que o velório de Bento XVI abriu ao público na manhã desta segunda-feira, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Por seu turno, o funeral realiza-se esta quinta-feira, 5 de janeiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 09:30 locais (08:30 em Lisboa), numa celebração presidida pelo Papa Francisco.
Recorde-se Joseph Ratzinger foi papa entre 2005 e 2013, tendo sido o primeiro sumo pontífice a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.