Depois de dois meses de isolamento em casa, Xangai celebra fim de bloqueio à Covid-19. No entanto, ao recuarmos uma semana, uma universidade naquela que é a maior cidade da China fez o inimaginável: pediu aos alunos que façam o exame de natação “online”.
De acordo com o Insider, a instituição pediu aos alunos que ainda não tivessem concluído o exame de natação de 50 metros antes de se formarem poderiam fazê-lo a partir de casa devido aos surtos do vírus na cidade. A medida foi inclusive partilhada no site e, apesar de já ter sido eliminada, foi amplamente divulgada nas redes sociais.
Os alunos de algumas das principais universidades da China são obrigados a dominar a natação, pois é considerada uma habilidade essencial de sobrevivência, segundo o South China Morning Post. Para passar no requisito de natação este ano, os alunos teriam que preencher um teste online de “Teoria Básica da Natação” até 29 de maio, dizia o aviso.
O assunto tornou-se viral nas redes sociais, nomeadamente na plataforma Weibo, semelhante ao Twitter da China. “Isso é simplesmente embaraçoso, vindo de uma universidade respeitável. Como é que um teste teórico pode ser o mesmo que uma volta na piscina?”, disse um internauta. “Os alunos devem nadar nas suas banheiras?”, questionou outro.
Muitos internauatas partilharam vídeos de si mesmos a fingir nadar nos seus quartos. Há, inclusive, um jovem que se mostra a “mergulhar” na sua cama e a “nadar” com óculos e touca de natação. Espreite aqui.