Os três jovens ativistas estavam presentes nas celebrações dos 50 anos do Partido Socialista, na sede do partido, em Lisboa, quando baixaram as calças mostrando os rabos com a palavra: “Ocupa” escrita. António Costa, o primeiro-ministro, encontrava-se na primeira fila da sala quando tudo aconteceu.
O protesto, segundo especificaram nas redes sociais da Greve Climática Estudantil de Lisboa, tinha como objetivo mostrar que “este governo não faz um cu para resolver a crise climática“. E avançaram ainda que os protestos não ficariam por aqui.
“Mostrámos o rabo na cerimónia do 50.º aniversário do PS porque este governo não faz um cu para resolver a crise climática. Temos de ser nós a tomar ação para parar com o crime, e por isso vamos ocupar escolas e bloquear o terminal de gás em Sines“, começaram por explicar na publicação que pode ver abaixo.
“Celebrar o quê, se não há planeta B? Daqui a uma semana ocupamos mais de 10 escolas e universidades pelo fim ao fóssil até 2030 e pela eletricidade 100% renovável e acessível a todas as famílias até 2025. O governo deveria estar a fazer um plano para o fim dos combustíveis fósseis e a transição energética justa COMPATÍVEL com os prazos da ciência climática. Mas não está, porque o que os move é o lucro“, pode ler-se ainda.
O ato, que está a causar polémica nas redes sociais e nos próprios comentários da publicação, já se tornou viral nas redes sociais.