Composto por um total de 20 dígitos, o código CPE é único e intransmissível. Nesse sentido, mesmo que viva num prédio onde os contadores estejam numa área comum, cada apartamento terá um código próprio e se por acaso possuir vários contratos de energia terá também um código associado a cada um deles.
Mais na rubrica ‘Poupar e Descomplicar’.
Este código é atribuído à morada pela e-Redes e não pelo fornecedor de luz e, por isso, este será um código inalterável ao longo do tempo – mesmo que altere o seu contrato de energia ou que contrate uma outra fornecedora, o código CPE será sempre o mesmo.
Todavia, caso cancele o seu contrato de eletricidade ficará invariavelmente sem ligação à rede e, por isso, e só nessa situação, terá um código CPE novo.
Utilidade
Este é, por sua vez, um código que lhe poderão pedir algumas vezes, sendo que será sempre algo necessário quando quiser comunicar leituras – algo muito importante a fazer caso queira poupar na sua conta de eletricidade ao final do mês.
Por sua vez, tenha também sempre este código ‘à mão’ quando quiser alterar as componentes do seu contrato, nomeadamente a tarifa, a potência ou até mesmo o titular. Se por acaso tiver alguma avaria este código também será importante dado que será através destes números que a assistência técnica irá reconhecer o sítio onde se deve deslocar.
Obtenção
Obter este código é manifestamente simples e explicá-lo-emos de forma muito resumida. Este código estará sempre na sua fatura de eletricidade no campo dos dados do cliente e no contrato que assinou com a fornecedora.
Na pior das hipóteses poderá sempre contactar a linha de atendimento técnico da E-redes e quando efetuar a chamada será recomendável ter o seu cartão de cidadão e conhecer a morada exata do imóvel em questão.
Por sua vez, e caso ainda não tenha um código CPE por ter construído uma habitação, terá antes de mais de tratar da instalação elétrica em casa e numa segunda instância a E-redes irá gerar o seu código CPE.
Interpretação
O código CPE acaba por ser algo simples e interpretá-lo nunca será uma tarefa muito complexa.
Este código encontra-se dividido em 4 secções distintas:
- Duas letras que identificam o país (PT).
- Quatro números que identificam o operador de rede ( 0002 no caso de ser E-redes e 0001 no caso de ser REN).
- Doze números que identificam o local.
- Duas letras de controlo que servem para testar se os números utilizados estão ou não corretos (“Check Digit”).
Conclusão
A eletricidade é uma das principais despesas recorrentes das famílias portuguesas e, por isso, estar por dentro de todos estes conceitos será sempre importante. Como tal, pode contar com o apoio do ComparaJá para encontrar a tarifa e o preço mais adequados para o seu caso em concreto.
.