Ao contrário do cartão de crédito físico, criar um cartão de crédito virtual é um processo bem mais simples e acessível. Para além de não assumir qualquer tipo de compromisso, nem de ser necessário contratar nenhum produto ou serviço físico, um cartão de crédito virtual pode ser a ferramenta ideal para situações de emergência em que necessita de realizar pagamentos online através de um dispositivo tecnológico.
O que é um cartão de crédito virtual?
Este tipo de cartão de crédito possui uma validade limitada e será criado sempre de forma digital (esta é a principal diferença para o cartão tradicional) e terá como propósito efetuar compras através da Internet – tanto para sites em Portugal como no estrangeiro.
O cartão fica associado à conta bancária do cliente, tem validade temporária (na maior parte dos casos duram apenas algumas horas), e pode ser uma solução é recomendável. A razão? Dá uma maior segurança no momento da compra e – se, por algum motivo, algo não correr bem- o cartão ‘irá desaparecer do mapa’, impossibilitando assim, qualquer ataque à conta bancária.
Este cartão de crédito virtual não entrará nunca ‘em choque’ com um cartão de crédito físico – quer isto dizer que se possuir um cartão de crédito físico poderá na mesma optar por esta solução virtual.
Quais as vantagens?
Se as compras online são o seu hobby favorito ou se prefere evitar filas intermináveis nas lojas dos centros comerciais, um cartão de crédito virtual será, decerto, o seu melhor amigo no momento de pagar.
Se, por um lado, é verdade que os sites estão cada vez mais preparados para a realidade destes métodos de pagamento, é igualmente verdade que existe ainda algum desconforto por parte dos utilizadores quando são solicitadas algumas informações e alguns dados de cariz pessoal e financeiro. Ao utilizar um cartão de crédito virtual, não terá de fornecer estes dados e os limites de utilização associados a este cartão estarão definidos por si.
Eis a principal vantagem desta funcionalidade digital: com um cartão de crédito virtual estará sempre salvaguardado e irá minimizar ao máximo possíveis fraudes normalmente associadas estas situações. Esta ferramenta é igualmente gratuita e, por isso, não encontrará nunca custos associados a um cartão deste tipo.
Como fazer um cartão de crédito virtual?
Existem alguns métodos para fazer um cartão de crédito virtual e para todos eles será necessário criar um registo no MB Net, de forma a estar associado digitalmente a um serviço que permita esta funcionalidade.
Por sua vez, nos dias de hoje o método mais acessível acaba por ser através do MB Way e, assim, conseguirá pagar em redes que aceitem Visa, Mastercard ou American Express – principais redes de pagamento disponibilizadas.
Como criar um cartão de crédito virtual através do MB Way?
Para aderir ao MB Way será necessário, antes de mais, dirigir-se a um multibanco ou utilizar uma plataforma de homebanking que permita a utilização deste serviço.
Se preferir deslocar-se a um multibanco, o processo será simples mas com mais passos : terá de inserir o seu cartão de débito, escolher a opção “MB Way” e depois “Adesão ao MB Way”; em seguida, ser-lhe-á pedido o número de telemóvel e um PIN de acesso com 6 dígitos, sendo que depois terá de instalar a aplicação móvel e inserir o seu número de telemóvel e o PIN escolhido anteriormente; por último, irá receber um SMS com um código de ativação e, depois de o inserir na aplicação ,poderá usar a mesma para criar o seu cartão de crédito virtual.
Se, por outro lado, optar pela utilização da aplicação MB Way, conecte-se à mesma e carregue na opção “Cartões MB NET”. Depois será confrontado com três opções:
- Cartão “compra única” – esta solução terá uma validade de apenas dois meses e servirá apenas para uma única compra;
- Cartão para “várias compras” – por usa vez, a validade está associado um período de um ano e permite efetuar várias transações. Contudo, poderá apenas realizar compras num único comerciante;
- Opção “pagamento recorrente” – esta é a solução ideal para pagamentos frequentes num só comerciante em que pode estipular um valor fixo mensal, sendo válida até 12 meses.
Será necessário indicar o montante máximo que precisa (ou quer) ter no cartão e, no caso de ter optado por um cartão para “várias compras” ou pela opção “pagamento recorrente”, terá de definir qual a validade que pretende para o mesmo.
Depois ser-lhe-á solicitado o seu PIN MB Way e, após este passo, no ecrã do seu dispositivo aparecerão os dados do cartão de crédito virtual MB Net (ou seja, o número do cartão de crédito, a data de validade e os códigos CVV2 / CVC2) para que possa então finalizar o pagamento das suas compras online.