Uma criança de 12 anos, natural da região de Cumbria, em Inglaterra, decidiu aplicar da melhor forma a sua paixão pelos trabalhos em madeira. Vocacionado a fazer tigelas com esse material, o jovem decidiu começar a amealhar o dinheiro que recebia através da venda dessas peças, e está a doá-lo na totalidade às crianças ucranianas que continuam a fugir da guerra.
De acordo com uma entrevista à revista People, Gabriel Clark ganhou paixão pela arte das construções em madeira quando tinha apenas três anos, ao herdar do avô um martelo de trabalho, e que agora utiliza para as suas experiências.
Juntando-se o jeito à vontade de fazer mais e melhor, a criança decidiu arregaçar as mangas, aliando o gosto pela arte da madeira a um desejo inato de fazer o bem. “Sempre tive uma verdadeira paixão por isso, e acabei por aprender por mim mesmo tudo o que sei hoje”, começou por revelar à mesma revista.
Mas foi de uma publicação na rede social Twitter que surgiu o conhecimento mais geral sobre o trabalho de Gabriel, que se tornou viral. O pai da criança, Richard Clark, partilhou na sua conta oficial alguns trabalhos artesanais do filho, e a forma como a criança estava a economizar algum dinheiro com a venda das tigelas feitas à mão.
Lovely twitter people – I don't know how many of you are also #instagram users but I'm looking for a wee favour. I've a 12yr old who loves woodwork. He spends hours on his lathe making bowls and creating chopping boards which he's sells to save up for a mountain bike. 1/3 pic.twitter.com/Ny60rFf1TE
— Richard R Clark 🇺🇦 (@rclarkie) March 25, 2022
Não só o Twitter como o Instagram do jovem ganharam um alcance incrível, ao receber milhares de pedidos de taças personalizáveis, e com a sua conta a passar dos seis seguidores para os mais de 200 mil em 48 horas, revela a People.
Agora, Gabriel Clark decidiu redirecionar a sua recém-popularidade para a ajuda a causas nobres. Enquanto continua a pôr em prática a sua aprendizagem com a madeira, a criança decidiu lançar uma campanha com a criação de uma tigela exclusiva – gravada com um anel em cores azul e amarelo – e que pretende vender de uma forma especial.
Clark colocou rifas à venda para sortear a peça de artesanato e, quando esperava alcançar cerca de seis mil euros, a verdade é que chegou a um máximo superior aos 101 mil euros em donativos, todos direcionados para a organização Save the Children, na Ucrânia. A tigela foi sorteada este domingo, 17 de abril, e está “a caminho de um novo lar“, escreveu no Instagram.
Entretanto, a criança já chegou a ser convidada do programa BBC Breakfast, da televisão pública do Reino Unido, onde para além de contar esta história de ajuda ao próximo, partilhou ainda mais detalhes sobre a sua paixão pelos trabalhos em madeira.
“O principal traço que define o Gabriel é o facto de ele ter um coração muito, muito grande. Ele é talentoso e criativo, mas acima de tudo, é um ser muito bondoso”, referiu a mãe da criança.