O surfista brasileiro Márcio Freire morreu esta quinta-feira, 5 de janeiro, com 47 anos. É a primeira vítima mortal das famosas ondas gigantes da Nazaré.
Márcio Freire, de 47 anos, caiu ao mar e, perante o impacto das ondas, acabou por se afogar. Entrou em paragem cardiorrespiratória, foi socorrido, mas não reagiu às manobras de reanimação.
Márcio Freire era experiente e especialista em ondas gigantes. Prescindia do apoio de um jet-ski e era conhecido por dessa forma conquistar algumas das ondas mais famosas do mundo.
Esta é a primeira morte ligada ao surf na Praia do Norte. Outros atletas por pouco não sofreram o mesmo destino.
Outros acidentes nas ondas gigantes
Em 2020, Alex Botelho perdeu os sentidos. Esteve minutos debaixo de água, inconsciente, mas foi resgatado a tempo e acabou por recuperar. Um ano antes, Pedro Scooby enfrentou a mesma situação e foi salvo por um surfista alemão. Outro caso foi o de Maya Gabeira. Sofreu uma queda aparatosa em 2013, mas a intervenção rápida permitiu a reanimação da surfista brasileira.
Federação Portuguesa de Surf lamenta a morte
“A Federação Portuguesa de Surf lamenta o trágico falecimento, na Nazaré, do surfista brasileiro Márcio Freire. À família enlutada e à comunidade do surf de ondas grandes, os nossos sentimentos”, expressou a FPS, em curta nota.