Sensibilizada com a guerra na Ucrânia, Sofia Arruda recorreu às redes sociais para fazer um desabafo sobre o impacto do conflito armado na saúde mental.
“Não sei como anda a vossa saúde mental tendo em conta a avalanche de notícias que temos visto na última semana. A minha já andou melhor. E sinto que seguir vários órgãos de comunicação social que replicam notícias entre si, não me anda a fazer bem. Vejo, leio e releio as mesmas notícias ao longo do dia vezes sem conta”, começou por confidenciar.
Desta forma, a atriz optou por filtrar as informações que lhe vão chegando. “Agora seleciono exatamente que órgão de comunicação é que quero ver e a que hora do dia vejo. No meu caso de manhã, porque se vir à noite não consigo dormir. E desta forma tomei a decisão de não fazer Repost de todas a notícias sobre a guerra como tenho andado a fazer. Mantenho-me atenta com moderação, mas não vou passar os dias a repostar coisas nas minhas redes sociais. Se encontrar algo realmente relevante partilharei, mas fora isso nas minhas redes encontrarão o meu trabalho, a minha família e a minha amizade por vocês”, destacou.
Sofia Arruda salientou ainda a importância de procurar ajuda. “Se se sentirem assoberbados falem com um psicólogo vai ajudar. A minha querida amiga Filipa Maló, por exemplo”, referiu.
Por fim, a atriz deixou ainda uma alerta em relação às crianças. “Por favor, não se esqueçam que as crianças podem estar a brincar “distraídas”, mas ouvem tudo. As nossas conversas, o telejornal etc … tudo “isto” é gigante para eles ( e para nós). Pensem nisso se tiverem a tv ligada todo o dia”, rematou.