Cátia Goarmon, também conhecida por Tia Cátia, esteve esta quarta-feira, 29 de março, à conversa com Júlia Pinheiro. Entre vários assuntos, a cozinheira e apresentadora de televisão falou sobre a luta contra um cancro na mama.
“Foi há um ano, em dezembro de 2021. Durante o mês, senti que tinha um nódulo na mama, mas dezembro é terrível, havia muita coisa para fazer… É um alerta. As mamografias que devia ter feito e não fiz porque não havia tempo… Deixei passar o Natal e na passagem de ano fui ver o que era. Foi precisamente no último dia do ano que me foi diagnosticado cancro da mama. Foi um pontapé, um soco, uma tareia… O embate foi forte, mas foi quase instantâneo pensar ‘isto veio ter comigo, é para resolver, vamos lá embora’”, contou.
Como se diz aos filhos? Cátia Goarmon respondeu a Júlia Pinheiro: “Disse ‘a mãe tem um cancro na mama, mas não é nada grave, não se preocupem’. Eles disseram que nunca tiveram dúvidas de que eu conseguia dar a volta. Até eu ao início tive um bocadinho de dúvidas, mas a nossa força e capacidade de resiliência e otimismo ajuda e é meio caminho andado”.
Mãe foi diagnosticada com a mesma doença pouco tempo depois
Quando contou à mãe o diagnóstico, a cozinheira acabou por ser surpreendida com algo inesperado. “Quando digo à minha mãe, ela diz ‘se calhar também tenho’. E tinha. No meu caso não era muito grande. A minha mãe acabou por ter de fazer quimioterapia, enquanto eu só fiz radioterapia. Fiz a operação e depois o risco de fazer quimioterapia era superior ao benefício”, partilhou, acrescentando que Maria Helena “já está curada”.
Cátia Goarmon acredita que esta luta contra o cancro “tinha de acontecer” na sua vida. “Acredito imenso no universo e, por isso, aceito. E às tantas é mais fácil aceitarmos, torna-se muito mais leve do que lutar contra. Se veio ter comigo é porque eu precisava de viver isto e então deixa-me aprender”, explicou.