Já podem ser levantados gratuitamente produtos de higiene menstrual em escolas e centros de saúde

Esta iniciativa visa combater a pobreza menstrual e promover a igualdade de género.

Já podem ser levantados gratuitamente produtos de higiene menstrual em escolas e centros de saúde
EkaterinaZakharova

Saúde e bem-estar

A partir deste mês de abril, produtos de higiene menstrual, como pensos higiénicos, tampões e copos menstruais, estão disponíveis gratuitamente em escolas e unidades locais de saúde em Portugal.

Esta iniciativa, denominada "Dignidade Menstrual", visa combater a pobreza menstrual e promover a igualdade de género, especialmente entre as populações com maior dificuldade de acesso a estes produtos.

Os produtos podem ser solicitados sem qualquer critério de exclusão.A distribuição será feita de forma faseada: a primeira entrega a ocorrer durante o mês de abril e as subsequentes em maio e junho.


Além da disponibilização dos produtos, a iniciativa pretende integrar a saúde menstrual em projetos de educação para a saúde e educação sexual, com a realização de reuniões, sessões e webinars de forma a esclarecer a comunidade.

Esta medida surge em resposta a estudos que indicam que quase 12% das raparigas já faltaram às aulas por não terem dinheiro para comprar produtos menstruais, afetando mulheres de todas as idades e podendo levar, em certas situações, à exclusão social.