A gestão das emoções, o medo, a ansiedade, o sufoco do confinamento e outros sentimentos nunca foram tão abordados na nossa sociedade, como o são atualmente, com o surgimento da pandemia.
Pense e observe-se, estará a respirar de forma consciente, neste momento, em que se encontra a ler este texto? É uma ação que acontece 24 horas por dia, sendo que a maior parte das pessoas utiliza apenas uma pequena parte da sua capacidade pulmonar e sem pensar muito no assunto. Uma das técnicas fundamentais do Yoga é a de reeducação respiratória que implementam um aumento da capacidade pulmonar e de consciência da maneira correta de exercer esta função do organismo, vital para a saúde e bem-estar geral. A respiração, citando o Tratado de Yoga de DeRose, deve ser sempre profunda, nasal, silenciosa e completa, salvo instrução em contrário.
Vamos aprender a respiração completa?
Comece por inspirar amplamente preenchendo os pulmões com ar, iniciando pela parte baixa (expandindo a região abdominal), depois a média (intercostal) e por último, a alta (clavicular). Ao exalar faça-o no sentido inverso. Sempre que possível, procure manter esta respiração completa ao longo do dia.
Para uma maior potencialização do ato de respirar, a respiração deve preferencialmente ser realizada através dos condutos respiratórios, esse excelente filtro; natural que integra o corpo humano. Procure não respirar pela boca. Uma boa respiração melhora a nossa qualidade de vida, a nossa consciência corporal, amplia a capacidade pulmonar, aumenta a concentração, regula o stress que advém do ritmo diário acelerado, entre outros efeitos que se fazem sentir quando ela é bem aplicada.
Vamos a um exercício?
Execute o seguinte exercício:
Instruções (ler com atenção antes de executar):
1. Ligue uma música agradável para si, talvez com sons da natureza;
2. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta;
3. Feche os olhos. Acomode todo o seu corpo e procure
permanecer imóvel;
4. Deixe a respiração fluir espontaneamente e apenas a observe;
5. Preste atenção às suas narinas. Deixe-as descontraídas e perceba o ar a entrar e a sair por elas. Sinta a temperatura do ar;
6. Capte os diferentes aromas ao seu redor;
7. Agora, juntamente com o ar, mergulhe dentro de si. Leve a sua atenção para o ar que está a entrar nos seus pulmões, percorrendo depois todo o corpo e levando energia até às células;
8. Retorne sempre que puder a esta consciência;
9. Perceba que é maravilhoso respirar;
10. Sinta-se feliz e deixe a música a correr.
Experimente, desafiando-se a efetuar todos os dias esta técnica respiratória.
Como se sente?
Escola de Yôga celebra 20 anos em Lisboa
A Escola SwáSthya Yôga 5 de Outubro comemora o seu vigésimo aniversário no próximo dia 11 de Maio.
Situada no coração de Lisboa em plena Av. 5 de Outubro “Faz Escola desde 2002”, o que a enaltece neste segmento de mercado como referência na prática e filosofia do Yôga, bem como na reconhecida excelência técnica dos seus Instrutores. “Após estes anos de confinamento, a prática de Yôga em Portugal tem vindo a aumentar substancialmente, e são cada vez mais as pessoas que nos procuram para incrementar a sua qualidade de vida com vista ao desenvolvimento pessoal, ao bom relacionamento humano e também à alta performance no trabalho e no desporto” – afirma a Professora Zélia Couto e Santos, Diretora Geral da Escola. Conheça Escola de Yôga através dos contactos:
site: www.yoga5deoutubro.org
facebook: https://www.facebook.com/yoga5deoutubro
instagram: www.instagram.com/swasthyayoga5deoutubro