Tal como mostrou recentemente nas redes sociais, Rita Patrocínio está noiva. A empresária e irmã de Carolina Patrocínio, está a viver uma das fases mais desafiantes da sua vida. Foi mãe em setembro do ano passado, e tem um negócio que refloresceu depois de ter dado o seu primeiro primeiro passo em 2020, em plena pandemia: um atelier de vestidos de noiva. Em maio, Rita Patrocínio esteve à conversa com o site da SIC Mulher.
Fãs chocados com as parecenças entre Carolina e Rita Patrocínio
A formação e o risco de um sonho
Com formação em design de equipamento, Rita acabou sempre por enveredar na área gráfica ou editorial, antes de trabalhar em agências ou a comunicação de uma marca. Mas o desejo de criar algo seu, com o seu nome, já borbulhava.
“Sempre foi aqui uma coisa que eu tive atrás da orelha e que queria explorar mas não sabia como”, começa por explicar. “Depois surgiu uma oportunidade de negócio com uma pessoa que eu conhecia que me perguntou: ‘Não querias arriscar?‘ “e eu mandei-me“, descreve sobre o desafio.
Rita Patrocínio lançou-se num timing incerto e que criou várias dificuldades: a pandemia da Covid-19. Arregaçou as mangas e começou gradualmente. “Começou bem devagar e eu nunca tinha tido um projeto próprio. Esta atitude empreendedora nem sequer era natural para mim. Mas agora está a começar a fluir“, confessa, depois de pouco mais de dois anos do projeto.
Bebé de Rita Patrocínio transforma-se em esparguete com almôndegas
As oportunidades e os ventos de mudança
Rita Patrocínio Studio assim é o nome do pequeno atelier em Campo de Ourique, em Lisboa, mas com grande trabalho. Rita desenha vestidos de noiva, mas também de cerimónia. “O foco está maioritariamente em noivas, mas temos também peças de coleção que elas podem experimentar e ,baseado nessas peças, dizem o que gostam mais”, adianta.
O vestido é construído sempre com a noiva e muito personalizado. Numa altura em que grande parte das restrições da pandemia já foram levantadas, Rita já sente um grande diferença no mercado, sendo maio um mês com elevado volume de pedidos. “Agora está toda gente louca para casar ou para ir a eventos e isso é ótimo para o negócio“, assume.
E o seu vestido de noiva?
Mãe de Camila, fruto do seu relacionamento com o ator Tiago Teotónio Pereira, Rita Patrocínio sublinha que a paixão por vestidos de noiva não é agora, mas afinal como seria o seu?
“Seria completamente louco“, aponta com entusiasmo. “Não seria nada tradicional, isso garanto. Como já desenhei e já desenvolvi tantos vestidos, seria uma mistura de várias ideias. De certeza que fora da caixa”, afirma.