Num conflito longe de terminar, numa terra de onde muitos não puderam sair, para também eles combaterem ao lado dos militares, contra a constante ofensiva russa, os elementos do grupo selecionado para representar a Ucrânia no Festival da Eurovisão foram os primeiros a deixarem de lado a promoção da sua participação na competição internacional, e mantiveram-se no país, a lutar pela liberdade.
No entanto, a banda viajou recentemente para a Lviv, reunindo-se pela primeira vez ao fim de várias semanas. Depois de uma atuação nas ruas da cidade, os Kalush Orchestra confirmaram terem recebido uma autorização especial do governo ucraniano para saírem do país, afim de representarem a nação na Eurovisão, cita a emissora de televisão pública espanhola RTVE.
Kalush Orchestra, representantes de Ucrania en Eurovisión, confirman que estarán en Turín.
— RTVE Noticias (@rtvenoticias) April 2, 2022
Lo han hecho desde Leópolis, durante una actuación callejera
🎥 @cjuliahernandez https://t.co/OL9pSve5Dz pic.twitter.com/EQiEt1WefJ
Também no Instagram, um dos elementos da banda fez uma publicação a dar conta da possibilidade dada pelo governo da Ucrânia, e apoiada pela televisão estatal: “São muitos os que estão a ajudar a Ucrânia da melhor forma que podem e conseguem. Numa altura em que as atenções continuam centradas no nosso país, o nosso maior benefício é comunicarmos o que se passa na nossa terra através do nosso trabalho“, começou por escrever na rede social.
“Nós temos agora uma extraordinária oportunidade de os Europeus descobrirem a nossa cultura de uma forma mais aproximada, muitas vezes conhecendo quem foi obrigado a fugir, e é agora refugiado“.
“Hoje, pela primeira vez desde o início do conflito armado, o nosso grupo pôde voltar a reunir-se em Lviv. A nossa participação na Eurovisão estava em dúvida, mas agora podemos dizer que os Kalush Orchestra estarão a caminho de Turim, e que atuarão ao vivo no Festival“, é dito pelo intérprete.
O grupo participará ainda, nas próximas semanas, em vários eventos promocionais, com o objetivo de angariarem fundos para a reconstrução das cidades ucranianas afetadas pela guerra.