É sabido, ou pelo menos especulativo, que a família real britânica é dona de um património muito vasto, e sobretudo de uma herança inestimável de palácios e casas reais. A maior parte pertence à sua figura máxima, a rainha Isabel II, que, no entanto, permite que filhos e outros familiares possam usufruir das propriedades, ou até fazer delas a sua casa. Mas com uma condição: há que pagar uma renda!
A informação é detalhada pela revista Vanitatis, que fala sobre o procedimento adotado na coroa britânica em relação às casas reais possuídas pela monarquia do Reino Unido. A publicação fala sobre os valores pagos pelos membros da realeza, e sobre quem consegue escapar aos pesados valores de renda.
Isto porque, dependendo do grau ou do estatuto real dentro da família, nem todos são obrigados a pagar um valor pelo facto de viverem no palácio real. Isso é o que acontece com o príncipe Carlos e a mulher, Camilla Parker-Bowles, ou com o príncipe William e Kate Middleton. Filho e neto estão isentos de pagamentos, e vivem nos respetivos palácios ‘de forma gratuita‘.
No entanto, nem todos os filhos de Isabel II beneficiam do mesmo privilégio. Que o diga o príncipe André, duque de Iorque. Segundo a publicação, e juntamente com Sarah Ferguson, os dois vivem no Royal Lodge, uma propriedade com cerca de 30 quartos. Mas para tal, foi necessário assinar um contrato de arrendamento.
E que contrato é esse? Trata-se de um registo de arrendamento da propriedade por cerca de 75 anos, que foi assinado em 2003, tendo pago por ele o preço único de 1 milhão e 200 mil euros. Embora pareça um valor muito elevado, são cerca de 300 euros por semana, valor até mais baixo quando comparado com os preços de outras residências luxuosas.
Também os condes de Wessex, que vivem com os dois filhos em Bagshot Park, estabeleceram um contrato de 150 anos pelo qual pagaram quase cerca de 6 milhões de euros. Por outro lado, a princesa Ana, que vive em Gatcombe Park, Gloucestershire, com o marido, Timothy Laurence, está isenta de pagar qualquer valor, mas por se tratar de uma propriedade privada, um presente de Isabel II, dado em 1976.
A Vanitatis refere ainda que os alugueres são assegurados pela empresa The Crown Estate. Se a coroa quiser rescindir o contrato de arrendamento pelos primeiros 25 anos, seria obrigada a compensar as despesas de renovação do imóvel.
Recorde ainda que, e sem qualquer tipo de rendas, a Isabel II reside atualmente no palácio de Windsor, mas também já teve residência no palácio de Buckingham. Carlos e Camilla vivem na Clarence House, em Londres, e William e Kate, juntamente com os três filhos, no palácio de Kensington.
Ups! William e Kate vão ter reunião com Isabel II depois de “desobedecerem” a protocolo real