Marcelo Rebelo de Sousa foi fotografado a beijar a barriga de uma mulher grávida na Avenida da Liberdade, em Lisboa, na noite de Santo António. A fotografia foi captada pelo fotojornalista António Cotrim, da Agência Lusa, e tornou-se viral nas redes sociais.
“Com tantas urgências de obstetrícia encerradas todo o afeto é necessário”, escreveu António na sua página de Facebook, relacionado com a crise nas urgências de obstetrícia no Serviço Nacional de Saúde.
Em entrevista ao Observador, o fotojornalista contou que a fotografia foi tirada na noite de 12 de junho, no desfile das marchas populares, por volta das 22h30, num dos intervalos da cerimónia. O bebé nasceu cinco dias depois.
O Correio da Manhã falou com a recém-mamã, Mariana Dias, que deu á luz na passada sexta feira, 17 de junho: “Leonor Dias Vicente nasceu abençoada com dois beijinhos que recebeu do Presidente da República quando ainda estava no ventre da mãe, na noite de Santo António, dia 12, em Lisboa. Cinco dias depois, na passada sexta-feira, Marina Dias, de 36 anos, deu à luz uma menina com 3,320 kg e 48 cm de comprimento”, lê-se.