Este ano todos os nomeados para o Óscar de Melhor Ator são todos estreantes. Um deles, numa indicação aos prémios de Hollywood que era muito desejada e algo incerta, foi Paul Mescal. O ator irlandês, que se tornou mais popular com a série Normal People, foi nomeado pelo seu papel no filme Aftersun.
Naquele que é o seu primeiro filme como protagonista – o ator será figura central do Gladiador 2 – Paul Mescal é um jovem pai no primeiro filme de Charlotte Wells, que leva a sua filha para uns dias de férias na costa turca.
Na história, apesar do ambiente divertido, a personagem do ator vinca uma sensação de melancolia e até mistério. Vinte anos depois, Sophie tenta reconciliar-se com as memórias do pai, um homem que afinal não conhecia tão bem. A performance subtil do ator de 24 anos e da jovem atriz, de 12 anos, estão a conquistar o público e a crítica.
A nomeação aos Óscares
No dia 24 de janeiro, a cantora e irmã do ator, Nell Mescal, partilhou a reação da família quando descobriram que foi nomeado para Melhor Ator. No Twitter, Nell mostrou-se bastante orgulhosa especialmente num momento delicado para a família.
“A minha mãe cortou o cabelo hoje para se preparar para a quimioterapia e depois o Paul foi nomeado para um Óscar. A vida é imprevisível“, escreveu a jovem cantora.
“O universo funciona de maneiras muito interessantes”, disse o ator à BBC sobre o post da irmã, adiantando que toda a família vai estar presente na cerimónia e que tencionam divertir-se.
“Acho que ninguém, nem mesmo eu, esperava por isso. Eu sempre soube que estava disposto a trabalhar muito, mas desde o momento em que me formei na escola de teatro até agora… não passou muito tempo”, descreveu o ator que ainda não acreditava na notícia.
O filme estreou em Portugal no final de janeiro deste ano.