Parece uma cena saída de um filme mas aconteceu mesmo. Foi este domingo, 29 de maio, no maior museu do mundo, o Louvre, em Paris.
Um homem disfarçou-se de velhota e, inesperadamente, saltou da sua cadeira de rodas para atirar um pedaço de bolo a um dos quadros mais famosos do mundo: Giaconda, de Leonardo da Vinci, comumente conhecido como Mona Lisa.
Segundo os visistantes relatam nas redes sociais, depois de ter vandalizado o quadro, o homem terá ainda tido tempo de espalhar algumas rosas pela sala, antes de ser capturado pelos seguranças.
Parece que se tratou tudo de um protesto a favor do Planeta Terra, já que depois do seu ato inesperado, o homem, que não foi identificado até ao momento, afirmou: “Há pessoas que estão a destruir a Terra. Todos os artistas, pensem na Terra. Foi por isso que fiz isto. Pensem no planeta“.
Ora veja as imagens abaixo.
Graças à sua proteção à prova de bala, o quadro não sofreu qualquer tipo de danificação. Contudo, esta não foi a primeira vez que tentaram arruinar a obra-prima.
Em 1956, um homem boliviano conseguiu fazer alguns estragos na zona do cotovelo esquerdo de Mona Lisa, depois de lhe atirar uma pedra. Já depois, em 2009, quando o quadro já se encontrava protegido com a caixa transparente, uma mulher russa atirou uma chávena de chá ao quadro que terá danificado ligeriamente a proteção.
Desta vez, só tiveram de limpar o creme do bolo que manchou a caixa.