O príncipe Harry de Inglaterra participou numa videoconferência da Fundação Global Child Online Safety onde abordou os perigos da Internet. Pai de duas crianças, Archie, de três anos, e Lilibet, de quase um, o duque de Sussex confessou os seus receios face ao mundo digital.
“Os meus filhos são muito novos para experimentarem o mundo online atual e eu espero que nunca o vivam tal como ele existe agora. Nenhuma criança o deveria fazer”, reforçou, citado pelo The Northern Eco. “O negócio da internet está a fazer exatamente aquilo para que foi projetado – manter-nos a fazer scroll, deixar-nos zangados, ansiosos, ou deixar-nos adormecidos perante o mundo que nos rodeia”, acrescentou.
“A indústria das redes sociais ganha dinheiro inimaginável com o nosso tempo, a nossa atenção e as nossas informações – literalmente”, defendeu ainda.
>> Príncipe Harry está a fazer “todos os possíveis” para que os filhos conheçam Isabel II
Desta forma, a preocupação com o futuro é uma realidade. “Os meus dois pequeninos ainda estão na idade da inocência. Às vezes sinto que os posso manter afastados dos perigos do online que vão enfrentar no futuro, mas tenho de estar preparado. Como pais, eu a minha mulher estamos preocupados com a próxima geração”, explicou.
Apesar de todos os receios, Harry acredita numa mundança positiva. “O mundo online está a mudar e cabe a cada um de nós que essa mudança dê prioridade à segurança das crianças e ao seu futuro feliz”, completou.
Recorde-se que Archie e Lilibet são fruto do casamento do neto de Isabel II com Meghan Markle.