“Um retrato de coragem”. É assim que a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, é descrita na capa da Vogue. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também participou na sessão fotográfica. O casal está agora a ser duramente criticado nas redes sociais por posarem para a revista durante a guerra.
Nas fotografias, que foram divulgadas online, Olena surge na primeira imagem sentada nas escadas do Parlamento, no centro de Kyiv, protegido por sacos de areia, e também aparece no aeroporto Antonov, em Hostomel, em frente aos destroços de um avião. No interior da revista pode-se ver também imagens no complexo presidencial, em que Zelensky surge de mão dada com a esposa.
Enquanto o presidente da Ucrânia usa o seu habitual uniforme militar, a primeira-dama ucraniana é vestida por diferentes designers de moda nacional como se pode ver no vídeo que mostra o making of da sessão, que refere na legenda que o casal falou com a jornalista Rachel Donadio sobre “a vida em tempos de guerra, o seu casamento e os seus sonhos para o futuro da Ucrânia”.
Embora alguns considerem “poderosas” as imagens de Olena Zelenska e Volodymyr Zelensky, outros ficaram indignados chegando mesmo a descrevê-los como “narcisistas”. “
“O povo da Ucrânia morre numa guerra injusta, que sabe que não vencerá, enquanto o seu presidente Zelensky e a sua esposa, Olena Zelenska, posam para a revista Vogue. Que obscenidade, que vergonha, que desumanidade, que gente obscena e vaidosa”, escreveu um internauta.
“Uma enorme quantidade de soldados ucranianos morrem todos os dias, Zelensky: ‘Vamos fazer uma sessão fotográfica para a Vogue”, disse outro.