As crianças, ao longo do seu crescimento, vão passando por diversas fases. No caso dos filhos de Inês Herédia, Luís e Tomás, de cinco anos, vivem agora a conhecida idade dos ‘porquês?’: uma altura que leva a atriz a ter de responder às várias questões suscitas naturalmente pelos filhos gémeos.
O tema foi trazido à ‘baila’ por Inês Herédia no podcast Pais sem Livros de Instruções. Ao lado de Helena Coelho teceu algumas considerações sobre a parentalidade em casais homossexuais. Note que a atriz está casada há cerca de quatro anos com a produtora de televisão Gabriela Sobral.
Inês Herédia começou por garantir que tanto a própria como a mulher aprendem muito com os dois filhos e que se afirmam como duas mulheres “preocupadas” com as considerações ou preconceitos dos quais os gémeos podem vir a ser alvos — no entanto, admitem estar a prepará-los para ‘o mundo’.
“Temos muita consciência que isto é a primeira geração, pelo menos em Portugal, de filhos com dois pais e duas mães. É legal há relativamente pouco tempo, desde 2018 se não me engano, e mesmo assim é só para as mulheres. É dos poucos casos em Portugal em que a lei favorece a mulher e não o homem“.
Contudo, Inês Herédia relata que os filhos têm contactos com diferentes realidade de famílias e estão a ser educados para não estranharem qualquer uma delas. “Para nós é o que é normal, mas acima de tudo para eles é o que é normal“, afirmou, continuando a expor a forma como as suas crianças pensam.
“Para eles é normal terem duas mães. É a realidade que conhecem e olham à volta e há um pai e uma mãe, há uma que é só mãe, há o outro que é só pai, porque a mãe já morreu; eles têm todos os casos à volta“, referiu.
>> INÊS HERÉDIA AFIRMA: “UMA PICADINHA DISTO A TODA A GENTE A VER SE DEIXAMOS DE CONSUMIR CARNE” <<
Independentemente disso, a atriz e a companheira fizeram questão de se aconselhar com psicólogos sobre como poderiam abordar a conversa. “Sempre tivemos muita consciência de que a coisa mais importante de todas é dizeres a verdade, mas em todos os assuntos. Não vale a pena mentir“, disse.
Questionada por Helena Coelho, Inês Herédia revelou ainda que os gémeos já fizeram várias perguntas sobre o facto de terem duas mães. “Houve um deles que perguntou ‘porque é que eu não tenho pai e tenho duas mães?‘”.
A resposta foi, para a atriz, simples de dar: “Há meninos que têm duas mães, há meninos que têm uma mãe e um pai, há meninos que só têm um pai, há meninos que só têm uma mãe, há meninos que não têm mãe nem pai e são os avós, há meninos que não têm ninguém“.
>> INÊS HERÉDIA PARTILHA IMAGENS DOS FILHOS GÉMEOS NAS FÉRIAS. VEJA COMO ESTÃO CRESCIDOS <<
Além disso, justifica que “para eles é mais do que suficiente” este tipo de resposta. “A meio do raciocínio já nem estão a ouvir“, deixou a certeza. Além disso, a atriz garante que os filhos têm vindo a ter “sempre acesso a tudo“.
“Eu sou a única lésbica da família. Os meus irmãos, não há nenhum gay e nenhuma lésbica para além de mim. (…) Têm 500 mil primos, portanto sempre tiveram acesso a famílias que fomos habituados a dizer normais. Portanto, para eles tudo é normal“, garantiu Inês Herédia.
Em relação a outras perguntas que surgem nesta fase, “são imensas e algumas bastante difíceis“, confidencia a atriz. O truque que usa para isso acaba por ser muito lógico: “é não dar nada para além do entendimento deles, ou seja, explicar-lhes numa linguagem que eles percebem“, rematou por fim.