A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quinta-feira, 10 de fevereiro, um jovem de 18 anos, por suspeitas de planear uma “ação terrorista” que iria acontecer esta sexta-feira. De acordo com a SIC Notícias, o alvo seria a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
De acordo com o comunicado divulgado pela PJ, o suspeito tinha em sua posse “várias armas proibidas” e “outros artigos suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos”. Foi apreendido ainda um plano escrito com detalhes do ataque.
“A investigação foi desencadeada por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa”, pode ler-se ainda na nota.
De acordo com o Diário de Notícias, o jovem pretendia matar o máximo possível de colegas e tinha na sua posse “catanas, bestas, outras armas brancas e botijas de gás”.
A CNN Portugal dá ainda conta que o alerta foi dado pelo FBI, após “várias conversas na dark web terem sido detetadas pelas autoridades norte-americanas”.
O jovem, detido em flagrante, será presente a juiz esta sexta-feira, dia 11, para conhecer as medidas de coação. Encontra-se indiciado pela prática do crime de terrorismo.