Três jornalistas do canal público BBC, a emissora nacional do Reino Unido, decidiram apresentar uma carta de demissão depois de terem sido contactados para fazerem um casting… para o próprio emprego.
De acordo com o jornal The Mirror, os jornalistas em questão, David Eades, Joanna Gosling, e Tim Willcox, todos eles a trabalhar há vários anos para a cadeia de televisão, decidiram abandonar definitivamente o lugar, depois de um pedido “humilhante” de realização de um casting para uma função que “desempenham há vários anos“.
Atualmente, a BBC está a passar por um processo de reformulação dos seus canais de informação, juntando a emissão do Reino Unido àquelas que são transmitidas internacionalmente.
🚨 Scoop: Three of the BBC's most experienced and recognisable news presenters are quitting ahead of a divisive news channel merger.
— Jake Kanter (@Jake_Kanter) January 11, 2023
David Eades, Joanna Gosling and Tim Willcox are all leaving after decades of service. https://t.co/jnxFDMiNzq
Por isso, várias equipas estão a ser preparadas para novas funções, com uma de seis pivôs a ser delineada para um novo segmento de notícias. No entanto, os três jornalistas em questão decidiram sair do canal, pois não concordam com a necessidade de um “processo de casting” para um função que já era sua.
No caso de Joanna Gosling, a jornalista, há 23 anos no canal, tem sido, até então, um dos principais rostos da informação da BBC, assim como dos mais importantes anúncios da emissora.
De acordo com o site Deadline, outros apresentadores do canal também estão a apelidar todo o processo como algo “sem sentido” e “degradante“, considerando não haver necessidade para tal.
“É simplesmente ridículo. Do nada, parece que temos 21 anos novamente, e que estamos a candidatarmo-nos ao primeiro emprego na BBC“, disse um jornalista à publicação citada.
Até ao momento, a emissora nacional do Reino Unido não tem comentado as notícias que já se têm tornado virais pelo país.