Vai ser um feito inédito, a última vez a ter acontecido há mais 50 anos, e numa altura em que decorrem também as celebrações do seu Jubileu de Platina. No entanto, o estado de saúde da rainha Isabel II continua a estar no centro de algumas preocupações, e motivam a decisão.
Depois de recentemente ter estado infetada com a Covid-19, e de já ter assumido publicamente alguns efeitos causados pelo novo coronavírus, sobretudo cansaço, o Palácio de Buckingham anuncia agora que a rainha não estará presente nas comemorações de Páscoa no Reino Unido. Isabel II também faltará à celebração religiosa deste próximo domingo, 17 de abril, em Windsor.
O Daily Mail avança que esta é mesmo a primeira vez em meio século de história que a rainha falta às comemorações pascais no país. A última vez que Isabel II tinha optado por não marcar presença nas mesmas celebrações foi em 1970, quando se encontrava numa visita oficial à Austrália e à Nova Zelândia.
O jornal diz ainda que o príncipe Carlos, filho de Isabel II, e Camilla Parker-Bowles, farão por representar a monarca nas várias celebrações deste domingo, numa data que coincide ainda com o primeiro aniversário da morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo.
Nos últimos meses, a saúde de Isabel II é um foco de preocupação para a casa real britânica, e são cada vez mais raros os eventos oficiais em que aparece. Por se recusar a ser vista em cadeira de rodas, por exemplo, a rainha chegou a cancelar a sua presença em diferentes atos públicos.