“Tenho uma situação séria aqui”. Foram estas as primeiras palavras de um passageiro de um avião particular disse a um controlador de tráfego aéreo antes de conseguir aterrar de emergência no aeroporto da Flórida na tarde desta terça-feira, 10 de maio.
Entretanto, é possível ouvir também o passageiro a dizer que não tem experiência de voo absolutamente nenhuma: “O meu piloto ficou incapacitado e não faço ideia de como pilotar o avião”, afirmou no áudio do LiveATC.net, citado pelo The Guardian.
Posteriormente, o controlador de tráfego aéreo começou por perguntar qual a posição do passageiro. “Não faço ideia. Vejo a costa da Flórida à minha frente e não faço ideia”. Mantendo a calma, o controlador indicou: “Tente seguir a linha da costa ou para norte ou para sul. Estamos a tentar localizá-lo”.
“Tente manter as asas niveladas e veja se consegue começar a descer. Empurre os comandos para a frente e desça muito lentamente”, disse. Felizmente, tudo acabou por correr bem e o passageiro aterrou o avião no Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Florida.
Num outro áudio, é possível ouvir um operador da torre a informar os restantes aviões do que estaria a acontecer. “Acabaste de testemunhar dois passageiros a aterrar o avião“, disse. “Disse que os passageiros aterraram o avião? Meu Deus. Bom trabalho”, respondeu um piloto da American Airlines que estava à espera para levantar voo para Charlotte, na Carolina do Norte.
Num comunicado, a Administração Federal de Aviação (FAA) disse que seguiam dois passageiros e um piloto a bordo do Cessna 208 monomotor. Acredita-se que o piloto tenha tido “um possível problema médico”. O incidente está a ser investigado.