Existem coisas que parecem surreais e esta é uma delas. Esta segunda-feira, 20 de março, Nuno Markl partilhou uma fotografia que deixou todos boquiabertos… literalmente. E é caso para isso.
O humorista recorreu ao Reddit para pedir que lhe contem ou mostrem histórias bizarras para ‘O Homem Que Mordeu o Cão’, uma rubrica da Rádio Comercial. E foi isso mesmo que aconteceu: “Eis a estrada de gravilha, que, afinal, não é uma estrada de gravilha. É água!”, escreveu na legenda da publicação.
Na foto em questão pode-se ver inclusive um homem dentro de água – e isto foi o que aconteceu já a várias pessoas que por ali passaram. A SIC Mulher foi descobrir o local e pasme-se: fica em Utrecht, nos Países Baixos, e está lá desde 1991.
De acordo com o site de notícias holandês AD, trata-se de uma obra de arte chamada Het Verzonken Schip, que foi projetada pela artista Karin Daan e instalada há 32 anos.
Plantas aquáticas chamadas samambaias de lentilha estão a crescer lá e no inverno a água fica alaranjada e no verão fica verde. Portanto, nos dias frios há quem confunda com uma estrada de gravilha e nos dias quentes com relva. Resultado: uma queda dentro da água gelada.
Em janeiro, a belga Lilith Smidts, de 28 anos, achou que era relva e como tinha um compromisso do outro lado da rua, atravessou e caiu dentro de água. O choque fez com que ela tivesse um ataque epilético.
O sinal que está sobre a água também não ajuda. Por isso, o município quer colocar mais 12 sinais de alerta e estuda a instalação de chafarizes na obra. No entanto, há quem diga que uma cerca seria uma ideia melhor. Para evitar mais quedas, as plantas aquáticas também foram removidas e provavelmente terão que voltar a fazê-lo, pois elas voltam a crescer.
Quem está descontente com isto é a artista. “É ridículo colocar 12 sinais numa fonte tão bonita”, disse Karin Daan ao site.