Andy Feinstein e o filho Nick Feinstein estavam a praticar esqui em Breckenridge, Colorado, quando foram atingidos por uma avalanche na véspera do Ano Novo, dia 31 de dezembro. O jovem de 22 anos morreu enquanto o pai conseguiu sobreviver após ser enterrado vivo.
Em declarações ao Greeley Tribune, Andy, que é o presidente da University of Northern Colorado, disse que ficou soterrado e não sabe como sobreviveu. “Eu literalmente tive que usar as pontas dos dedos para abrir um buraco para ver a luz e cavar”, disse Andy, acrescentando que a avalanche veio de repente. “Num minuto eu estava a fazer esqui e a desfrutar da neve, e no minuto seguinte eu estava no que parecia ser uma violenta onda de cal.”
Nick praticava o desporto desde os cinco anos. O jovem e os pais adoravam desportos ao ar livre: antes da sua morte, concordaram em escalar todos os 54 picos das montanhas do Colorado. Nick escalou 25 de 58 montanhas, Andy 42 e Kerry 26. “Vou escalar aquelas que ele não escalou”, disse Andy à publicação.
A Summit County Rescue Group, uma organização de resgate voluntário local, descreveu a avalanche num comunicado, explicando que os dois acederam a uma área chamada The Numbers, que fica fora dos limites do Breckenridge Ski Resort e a avalache aconteceu por volta das 13 horas. Andy teve que esquiar para obter sinal de rede no telemóvel e pediu ajuda cerca de 40 minutos depois.
O jovem foi encontrado morto por uma equipa de cães pouco depois das 15 horas. Nick estava no último ano da universidade e iria receber o seu diploma na primavera. “Tudo o que ele queria fazer em todo e qualquer tempo livre era escalar e estar ao ar livre. Ele queria comprar uma pick-up truck para ele e queria poder ir a qualquer lugar. Ele amava o estilo de vida”, contou a mãe de Nick.