Diogo Faro partilhou um vídeo de um incidente no arraial da Penha de França, em Lisboa, que terá acontecido este domingo, 12 de junho, em pleno mês de orgulho LGBTQIA+. “Homem que é homem, agarra na febra. Os maricas podem ficar de fora”, foram as palavras proferidas pelo cantor Marco Morgado nos Santos Populares.
“Meio desnecessário o que aconteceu… não é?”, começou por questionar o comediante antes de partilhar o momento em questão. “Para já: febra. E depois, em 2022 ainda andamos nisto? Maricas a servir como insulto e para discriminar? Quer dizer, nestes dias andou tudo: homens, mulheres, gays, lésbicas (…) a cantar ‘Eu levo no pacote’…”, acrescentou.
“Levar no pacote, primeiro que tudo, nem sequer faz ninguém gay mas já que tanta gente ainda acha que sim, como em 2022 não faz o mínimo sentido que ainda haja esta descriminação e homofobia, ou levamos todos no pacote, ou não leva ninguém”, rematou.
Entretanto, a Junta da Freguesia da Penha de França emitiu uma nota sobre o sucedido dizendo que “repudia os comentários homofóbicos e despropositados do cantor Marco Morgado”. “Se tivéssemos conhecimento deste tipo de comportamento jamais seria incluído no evento. A atuação da Junta de Freguesia da Penha de França no combate a todo o tipo de discriminação é amplamente conhecida. O nosso pedido de desculpas a toda a comunidade LGBTQI+ e demais envolvidos”, lê-se ainda.
Marco Morgado também já reagiu publicamente, pediu desculpa e partilhou um comprovativo em como doou o cachetpara uma associação LGBTQI+.