Uns surgiram no Twitter, outros em debates e programas de televisão. A última semana das legislativas de 2022, que culmina neste domingo de 30 de janeiro, ficou marcada por inúmeras reviravoltas, mas também a presença (em alguns casos apenas os nomes) dos animais dos representantes dos partidos que, conscientes ou não de aproximarem a persona política ao eleitor, deram algum protagonismo aos companheiros de quatro patas.
Rui Rio e o gato Zé Albino (Reprodução Instagram/Twitter)
António Costa não mostrou os seus cães, mas garantiu que Naná e Docas estão habituados a que não esteja sempre em casa, em resposta a Rui Rio.
Inês Sousa Real e o gato Mikas (Reprodução Instagram/Twitter)
João Cotrim Figueiredo com a cadela Bala (Reprodução Instagram/Twitter)
Rui Tavares com o gato Camões (Reprodução Instagram/Twitter)
André Ventura e a coelha Acácia, que ficou conhecida nas redes sociais em 2019, voltou a ter destaque (Reprodução Instagram/Twitter)
Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, e Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, não partilharam imagens ou mencionaram os seus animais de estimação durante a campanha.