O avião transportava sete pessoas na rota entre Araraquara, no estado do Amazonas, e San José del Guaviare, cidade no estado do Guaviare, quando emitiu um alerta de emergência devido a uma falha no motor na madrugada do dia 1 de maio.
As crianças foram resgatadas por militares, bombeiros e autoridades da aviação civil na densa selva da província colombiana de Caquetá.
“Após árduas buscas dos nossos militares, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas após um acidente de avião em Guaviare. Uma alegria para o país”, disse Petro em mensagem no Twitter.
Três adultos, incluindo o piloto, morreram na sequência da queda e seus corpos foram encontrados dentro do avião. As quatro crianças, de 13, 9 e 4 anos e o bebé de 11 meses, sobreviveram ao impacto.
De acordo com a autoridade de aviação civil que coordenou os esforços de resgate, as crianças escaparam do avião e partiram para a floresta em busca de ajuda.
As equipas de resgate, apoiadas por cães de busca, já haviam encontrado restos de frutas que as crianças comeram para sobreviver, bem como abrigos improvisados feitos com vegetação da selva.
Aviões e helicópteros do exército e da força aérea da Colômbia participaram das operações de resgate.